quarta-feira, 30 de maio de 2012

Crime na Chapada: Fanáticos da oposição invadem dados pessoais de servidores públicos


Clique para ampliar
Depois da denúncia feita por esse blog que culminou na aprovação da abertura de uma CPI na Assembleia Legislativa do Estado para apurar um possível esquema de pistolagem no município de Chapadinha-MA (Veja AQUI a matéria), trazemos a tona outra grave denúncia.

Os fanáticos da oposição liderada pelo ex-prefeito Isaias Fortes, que atualmente tem como um de seus principais defensores o dentista Ernani Maia, superaram o cúmulo do ridículo passando agora a divulgar dados confidenciais de servidores públicos municipais.

A vítima do momento é esse que os escreve, acusado insistentemente de receber um salário acima do permitido pela lei, com uma gratificação estupenda.

Inquietado com a indagação da origem desse contracheque, que há dias vem sendo mencionado na página de relacionamentos Facebook, porém, nunca divulgado, Ernani Maia resolveu então publicar por meio de um comentário feito em uma das minhas postagens dados dos meus documentos pessoais, fazendo o seguinte questionamento: Como teríamos acesso a tais informações, a não ser que tenhamos o dito contracheque?

Clique para ampliar
O dito profissional supostamente deixou claro ter acesso a esses dados que são confidenciais, o que configura crime, haja vista que os mesmos estão sendo violados e divulgados publicamente sem minha autorização, coisa que não esperava principalmente de quem se diz irrefutavelmente dono da razão.

Como medida de segurança estou acionando minha assessoria jurídica para notificar o responsável, assim como apurar a real existência do suposto contracheque e seu vazamento, o que poderá acarretar na total responsabilização da agência bancária que deveria manter sigilo sobre os dados.

No mais tenho apenas a lamentar a postura do "profissional" que em desespero tenta a todo custo ganhar ibope com o grupo que tanto defende e não o reconhece, deixando claro que não deixaremos impune tamanha baixaria.

Antenor Ferreira

Asfalto chega a trecho crítico da Avenida Ataliba Vieira de Almeida



As obras de colocação de asfalto nas vias públicas do município de Chapadinha que deverão totalizar cerca de 35km de malha asfaltica em todo centro comercial e principais vias e avenidas, estão em ritmo acelerado.

Agora a tarde foi dado início as obras de reasfaltamento do trecho crítico da Avenida Ataliba Vieira de Almeida, que compreende o perímetro entre a construção do ginásio poliesportivo do município a BR – 222.

As máquinas já estão removendo o antigo asfalto e em pouco tempo estará sendo feito o recapeamento da via, melhorando significativamente o tráfego. A Ataliba Vieira é o principal elo de entrada e saída do município de Chapadinha.

Após a restauração do trecho danificado será dado início as obras de reconstrução da Avenida Presidente Vargas, outra importante via de nossa cidade.

Toda sua extensão será reasfaltada e a empresa responsável irá tomar todos os cuidados para que os problemas de escoamento da água durante os períodos de chuva sejam resolvidos.

Enquanto isso o asfalto segue nas demais vias de nossa cidade, destacando que já foram pavimentadas as ruas do Comércio, Sebastião Arscher, Cunha Machado e logo será iniciado o asfaltamento das ruas Celina Araújo, Sebastião Almeida, Benjamim Ferreira, entre outras.

Vale destacar que após a colocação do asfalto será feita a total sinalização das vias públicas da cidade, dando segurança aos condutores, o que refletirá diretamente na redução de acidentes de trânsito.

Antenor Ferreira

Obra “Antieleitoreira”, Diálogos Impertinentes de Emerson Aguiar, Vagner Impõe Silêncio e Outras Notas

 


Silêncio!
Quando Vagner Pessoa disse – com outras palavras – que a única qualidade que coloca Belezinha como candidata é ter dinheiro, e que “os cabeças” (do grupo Isaías) já estão tomando o dinheiro dela, nenhum dos escribas ligados ao ex-prefeito se prestou em dizer o contrário. Diferente de Isaías que foi defendido da acusação de ameaça com veemência, ninguém correu pra contestar Vagner sobre as "qualidades" da pré-candidata. O ex-deputado parece saber mais do que revelou e os deve ter intimidado.(leia entrevista aqui)

Play Record
O blog teve acesso a áudio (de 1:47:06) de uma gravação entre o vereador Emerson Aguiar e um casal tratado nos diálogos como Andreia e Ressil. Na conversa – supostamente feita por encomenda da pré-candidata Belezinha, por ocasião das publicações do blogueiro César Bello contra ela – o parlamentar faz referências comprometedoras e que terminam atingindo tanto a situação quanto a oposição.

Play Record 2
A primeira versão a chegar ao blog havia apenas 30 minutos de gravação e só atingia um dos grupos. Como a versão integral já começa a circular livremente, aposto que a população vai ouvir tudo só que de forma fatiada, tipo cada grupo “vazando” somente a parte que interessa.  

A Negação que Confirma
Foi grande a reação dos seguidores do ex-prefeito Isaías ao texto: "Isaías – O Santo dos Últimos Dias". Contra o que escrevemos (veja aqui) teve de tudo: ameaça de retaliação, zanga e xingamentos de sempre e até texto bate-bola que fez diversas acusações a Magno e Danúbia, mas em nenhum momento consegue desmentir uma vírgula dos fatos que levantamos sobre o tempo em que o líder deles era o poderoso.

Obra "Antieleitoreira"
No momento em que fechamos a edição destas “curtas” chega a notícia de que a prefeitura conclui o asfaltamento nas ruas do Comércio e Cunha Machado e inicia a recuperação do trecho da Avenida Ataliba. Dizer que são obras eleitoreiras é papel da oposição. De outro lado seria interessante perguntar qual foi mesmo a obra do último ano do governo do líder Isaías... Só lembro dos 9 meses de salários do funcionalismo deixados sem pagar... Quem souber de outra que diga!

Novidade! 16 garotas disputarão o título de "Musa do Futebol da Zona Rural" de Chapadinha

Blog do William Fernandes - quarta, 30 de maio de 2012

O Campeonato Chapadinhense de Futebol da Zona Rural terá uma grande novidade neste ano. No próximo domingo, dia 3 de junho, será eleita a “Musa do Futebol da Zona Rural”. A festa será realizada à noite, no Espaço Vemasa, sob coordenação da Secretaria Municipal de Cultura, que é parceira da Secretaria Municipal de Esporte na realização do campeonato de futebol.

16 garotas de diversas localidades da zona rural do município já estão ensaiando para o desfile. o evento, que contará com a presença da prefeita Danúbia Carneiro, idealizadora do concurso, é aguardado com muita ansiedade em Chapadinha, pois esta é a primeira vez que acontece na cidade.

As cinco primeiras colocadas receberão premiação em dinheiro. Amanhã o blog do William vai mostrar s fotos das candidatas.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

MEC anuncia Enem 2012 com novas regras para a correção da redação


O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, apresentou na tarde desta quinta-feira (24) as novas regras do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. As principais mudanças ocorreram na prova de redação, que terá um novo sistema de correção. Segundo o ministro, o MEC decidiu criar "filtros mais precisos para avaliar" a redação. As inscrições para o Enem serão abertas na segunda-feira (28) e vão até o dia 15 de junho. A prova será nos dias 3 e 4 de novembro. O Enem é utilizado por muitas universidades públicas para o acesso ao ensino superior.
Pelo novo sistema, cada prova será corrigida por dois corretores independentes, que avaliarão cinco competências. Caso as notas dos dois corretores tenha uma diferença de 200 pontos, a nota final será feita a partir de uma média aritmética das duas avaliações. Até o ano passado, a margem de dispersão era de 300 pontos (a nota final do Enem varia de 0 a 1.000).
No entando, se a diferença da nota final entre dois avaliadores for maior que 200 pontos, haverá uma terceira correção. Se persistir a diferença, uma banca com outros três avaliadores vai corrigir a redação. A banca será composta de três avaliadores e coordenada por um professor doutor.
Para executar o novo sistema, Mercadante anunciou o aumento de 40% no quadro de avaliadores, de 3.000 para 4.200 a partir deste ano.
VEJA AS COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO DO ENEM
Competência I: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita
Competência II: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Competência III: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência IV: Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação.
Competência V: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Fonte: Inep
Cinco competências
A redação deve cumprir cinco competências(veja ao lado), cada uma vale 200 pontos, para o total máximo de 1.000 pontos. Se em qualquer uma das cinco competências uma discrepência acima de 80 pontos, um terceiro corretor avaliará a prova. O processo já acontecia no ano passado, porém, a partir de 2012, a prova será encaminhada a uma banca certificadora caso, na terceira nota, também persista a dispersão.
De acordo com o ministro, o edital com as novas regras será publicado no "Diário Oficial da União" de sexta-feira (25).
"Todas as mudanças criamos comitê científico discutimos intensamente para chegar a essas conclusões e estamos bastante preparados para enfrentar este grande desafio para fazer o enem mais seguro e que de tranquilidade para os jovens que vao participar desse processo", disse o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

MP pede afastamento de prefeito de Presidente Vargas


SÃO LUÍS - Em Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa protocolada na última quarta-feira, 23, a Promotoria de Justiça de Vargem Grande pediu o afastamento imediato dos cargos do prefeito de Presidente Vargas, Luiz Gonzaga Coqueiro Sobrinho – conhecido como Gonzaga Junior –, e do secretário Municipal de administração e presidente do Fundo de Aposentadorias e Pensões do Município, José Bezerra da Silva, o “Zuza”. Presidente Vargas é Termo Judiciário da Comarca de Vargem Grande.
Os dois são acusados de não repassarem ao Fundo deAposentadorias e Pensões do Município contribuições do Poder Público Municipal e dos servidores no período desetembro de 2007 a novembro de 2011. Somadas, as contribuições desviadas somamR$ 2.517.962,63, sendo R$ 1.579.472,45 de repasses do Município e R$ 938.490,18das contribuições dos servidores públicos.
Os valores não recolhidos e apropriados indevidamente peloscitados na ação foram apurados por uma auditoria da Previdência Social junto aoFundo de Aposentadorias e Pensões do Município. Foi descoberto, também, que ascontribuições de alguns meses, dentro do período investigado, foram recolhidas(janeiro a março de 2008, janeiro a julho de 2009, janeiro a maio de 2010 ejaneiro a maio de 2011).
Além do afastamento de Luiz Gonzaga Coqueiro Sobrinho e JoséBezerra da Silva de seus cargos, o promotor de Justiça Benedito de JesusNascimento Neto também requereu que os repasses e recolhimentos ao Fundo deAposentadoria e Pensões do Município sejam retomados imediatamente, sob pena demulta diária de R$ 10 mil a cada réu.
O promotor solicitou, ainda, que a Justiça emita ofícios àReceita Federal, solicitando cópias das declarações de Imposto de Renda dosenvolvidos no período de 2007 a 2011; aos cartórios de registros de imóveis dePresidente Vargas, Vargem Grande, Nina Rodrigues, Itapecuru-Mirim e São Luís eao Detran, para que sejam informados os bens existentes em nome dos réus e queseja determinada a indisponibilidade desses bens; e às instituições financeirasoficiais, para que informem a existência de contas correntes, poupanças,aplicações e investimentos e façam os devidos bloqueios.
Ao final do processo, o Ministério Público pede a condenaçãode Gonzaga Junior por improbidade administrativa, com a aplicação das seguintespenalidades: perda do mandato de prefeito, suspensão dos direitos políticos por10 anos, pagamento de multa no valor de R$ 100 mil, ressarcimento de 85% dos 2.517.962,63desviados, ao Fundo de Aposentadorias e Pensões do Município de PresidenteVargas e proibição de contratar ou receber benefícios do Poder Público.
Já José Bezerra da Silva estaria sujeito à perda dos cargospúblicos que ocupa, ressarcimento de 15% dos danos causados aos cofresmunicipais (os 85% restantes seriam de responsabilidade do prefeito), suspensãodos direitos políticos por 10 anos, pagamento de multa de R$ 15 mil e proibiçãode contratar ou receber benefícios do Poder Público.
SAQUE – José Bezerra da Silva é alvo de outra AçãoCivil Pública proposta pela Promotoria de Justiça de Vargem Grande, também porimprobidade administrativa. A auditoria realizada pela Previdência Socialapontou que o presidente do Fundo de Aposentadorias e Pensões do Município dePresidente Vargas teria sacado, em proveito próprio, quase R$ 148 mil da contada instituição.
Por essa apropriação indébita, o Ministério Público voltou apedir o imediato afastamento de José Bezerra da Silva dos cargos que ocupa naadministração municipal, o levantamento e bloqueio de seus bens e a condenaçãopor improbidade administrativa, sendo determinado o ressarcimento dos danoscausados (R$ 147.791,71), suspensão dos direitos políticos por 10 anos,pagamento de multa de R$ 10 mil e proibição de contratar ou receber benefíciosdo Poder Público.
As informações são da Secom do Estado

Washington Brasileiro é preso em Cidelândia-Ma



Policiais militares que estavam de serviço nesta terça-feira no município de Cidelândia, distante de Açailândia cerca de 50 km, prenderam o cantor Washington Alves Feitosa, de 46 anos, conhecido no meio artístico do Brasil, como “Washington Brasileiro”. Ele está sendo acusado pela namorada Márcia Carvalho Oliveira, de 36 anos. Segundo ela, Washington lhe agrediu com palavras e apertou o seu pescoço tentando esganá-la.
Na delegacia, a vítima contou que por volta das 19 horas, havia chegado de uma chácara nas proximidades de Cidelândia onde comemorava o “Dia das Mães” e ao chegar a sua residência, nesta terça feira um primo seu de nome Jeriel acabara de tomar banho e em seguida saindo à rua.
A confusão começou porque no momento em que Jeriel saia da residência de Márcia, o namorado Washingtom coincidentemente passavava pelo local e resolveu ir tomar satisfação com a vítima. 
Segundo ela, o companheiro insinuou que estivesse tendo um caso com o primo, afirmando que nesta ocasião Washinton estava muito bêbado e todas as vezes que bebe se torna um homem muito agressivo.
Consta no depoimento de Márcia, que no momento em que o acusado estava lhe agredindo, esta pegou o celular para acionar a PM, ocasião em que o agressor pegou o aparelho atirando contra a parede e avançou em seu pescoço tentando esaganá-la. Muito transtornado o músico ainda pegou uma cadeira atingindo a testa, braço e costas da vítima.
Consta também que para se defender do agressor, Márcia pegou uma faca tipo “açougueiro” e tentou afastar Washington, e mesmo assim, este não se intimidou continuando a agressão, ocasião Márcia cortou os dedos do cantor.
Ela alegou na delegacia, que não teve a intenção de cortar Washinton, mas que agiu desta forma para se defender do agressor e também temendo por sua vida. Dentro da residência ficou praticamente tudo destruído. O acusado quebrou uma mesa de mármore, cadeiras, arremessando tupo para fora da casa.Márcia Carvalho disse ainda que o acusado já lhe ameaçasse várias vezes de morte, tendo como motivação o ciúme exagerado do companheiro. Ela disse que tem um relacionamento amoroso de seis meses com o cantor e este não aceita que ela faça amizade nem conversar com pessoas do sexo masculino, o que para ela torna o relacionamento conflitante.
Na delegacia “Washington Brasileiro” negou todas as acusações, afirmando que pegou a cadeira para se defender da namorada que estava com uma faca em punho e muito nervosa. Ele afirmou que durante o seu relaciomento com Márcia, sempre houve discursões, mas sem violência e que sempre tiveram um bom relacionamento e ambos são ciumentos. Disse que foi preso uma vez em Imperatriz por baderna.
De acordo com o delegado da região, Washington Brasileiro, permanecerá preso até a tarde de hoje até seu advogado chegar da cidade de São Paulo.
“Washington Brasileiro” é bastante conhecido na região por ser um excelente cantor de música MPB, Forró e Musicas regionais da região. Ele se destacou com a música Forrozeira na cidade de Imperatriz, saio do Maranhão para todo Brasil, onde sempre se apresentou em vários bares da cidade, restaurantes e boates da cidade e sempre foi muito admirado pelo seu talento. Quando ta sem turnê ele sempre passa o resto do Tempo na cidade.
Fonte da informação: por-email / Radialista Isaias Neto da cidade de Cindelândia

Fonte portal Acessa Maranhão

Comissão aprova projeto que inclui casamento gay no Código Civil


A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) aprovou projeto de lei da senadora Marta Suplicy (PT-SP) que introduz no Código Civil a união estável entre casais homossexuais e a possibilidade da conversão dessa união em casamento civil. A proposta não interfere nos critérios adotados pelas igrejas para o casamento religioso.
O projeto define como entidade familiar “a união estável entre duas pessoas, configurada na convivência pública, contínua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição de família”.
Para ser transformada em lei, a proposta ainda necessita de aprovação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e no plenário do Senado e também na Câmara dos Deputados.
O projeto de Marta Suplicy transforma em lei adecisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que em maio do ano passado reconheceu a união estável entre homossexuais como unidade familiar.  "O que nós fizemos foi colocar no Código Civil aquilo que o STF já fez", declarou a senadora.
De acordo com a Agência Senado, a relatora do projeto na Comissão de Direitos Humanos, senadora Lídice da Mata (PSB-BA), afirmou que o Congresso está "atrasado" em relação a outras instituições que já reconheceram a união de casais do mesmo sexo, como o STF, a Receita Federal e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Se transformado em lei, o projeto eliminará dificuldades de casais homossexuais para conseguir efetivar o casamento civil, apesar da decisão do Supremo. Mesmo com a decisão do STF, alguns juízes argumentam que não existe legislação sobre o assunto.

Quarteto da praia interrompe o trânsito em Londres para divulgar campanha



Denise Johns, Lucy Bolton, Shauna Mullin e Zara Dempn batem bola no meio da rua para divulgar campanha para melhorar tráfego durante os Jogos


As quatro principais atletas britânicas do vôlei de praia pararam o trânsito de Londres nesta quinta-feira. Denise Johns, Lucy Bolton, Shauna Mullin e Zara Dempn bateram bola em diferentes pontos da cidade para divulgar um projeto que incentiva os motoristas a buscarem rotas alternativas para minimizar o impacto do tráfego em áreas próximas aos locais de provas durante as Olimpíadas.
Atletas britânicas jogando no meio da rua em Londres (Foto: Dan Kitwood / Agência Getty Images)
Quarteto de biquini chama atenção dos motoristas em Londres (Foto: Dan Kitwood / Agência Getty Images)
reprodução MIrror Vôlei de praia  Denise John Zara Dempney Shauna Mullin Dan Kitwood londres (Foto: Reprodução Mirror)Quarteto joga até no asfalto, e motoristas deixam os carros para ver do que se trata (Foto: Reprodução Mirror)
A iniciativa visa a divulgar a campanha “Ahead of the games” (À frente dos Jogos), que possui ferramentas na internet para informar a população sobre mudanças no trânsito e no horário de funcionamento de comércio e outros serviços durante a realização da competição esportiva.

Na ação, as jogadoras encararam o asfalto em diversos pontos da cidade e, na Parliament Square, próxima ao Parlamento e ao Big Ben, disputaram uma pequena partida na grama. Shauna Mullin e Zara Dempn são a dupla mais bem colocada do país no ranking olímpico, na 37ª posição. Apesar de estarem longe das 16 primeiras colocações, as duas irão representar o país nos Jogos devido à vaga destinada aos anfitriões.
Atletas britânicas jogando no meio da rua em Londres (Foto: Dan Kitwood / Agência Getty Images)Quarteto bate bola na Parliament Square (Foto: Dan Kitwood / Agência Getty Images
)

Fac vence Pequeno Príncipe e é campeão do infanto no Futsal no JECS de Chapadinha



O Colégio FAC venceu mais uma partida,  dessa vez foi em cima da Escola o Pequeno Príncipe na final da categoria infanto.

O colégio FAC venceu nos pênalltis e garantiu a vagag na participação na etapa Regional que será sediada em Chapadinha no dia 30 de junho.

O Colégio FAC vai participar em duas categorias Infanto e Infantil nos JECS da etapa Regional.

A escola o Pequeno Príncipe garantiu o 2° lugar no JECS de Chapadinha.



Colégio FAC é campeão dos JECS na categoria infantil de Salão


Colégio FAC é campeão dos JECS na categoria infantil de Salão


O colégio FAC foi campeão da final dos Jogos Escolares na categoria Infantil em Chapadinha.
Uma partida emocionante entre os finalistas do Colégio Batista e o Colégio FAC foi decidida nos pênaltis.
O colégio FAC ganhou a etapa Municipal e vai representar Chapadinha na etapa regional com outras cidades.
A etapa regional será sediada em Chapadinha no dia 30 de Junho no ginásio da escola CAIC.
Parabéns a todos os atletas que participaram do JECS 2012.

Uma organização da Secretaria Municipal de Esporte e Educação e realização da Prefeitura Municipal de Chapadinha.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Os Grandes Disputarão, Os Menores Definirão (de novo)

Os Grandes Disputarão, Os Menores Definirão (de novo)

 

Por: Eduardo Braga – Jornalista

Apesar de uns e outros cantarem vitória a esta distância da eleição, é bom olharmos para trás e ver o que o passado nos deixou de lição política.

No período pré-eleitoral de 2008, lideravam as pesquisas de intenção de voto Dr. Levi Pontes (ex-PDT) e Dr. Talvane Hortegal (ex-PT). 

Além de ser filho do lendário Antônio Pontes de Aguiar, Dr. Levi contava com o apoio do governo Jackson Lago, a simpatia do empresariado e da classe média, e pose de quem venceria as eleições dando continuidade apenas aos acertos do grupo com o qual rompera havia pouco tempo.

O então-neo-e-já-ex-petista Talvane Hortegal disputava a dianteira nas pesquisas e fez o PT crer que o mau desempenho da candidata governista, Danúbia Carneiro, faria com que a família Sarney obrigasse o então prefeito, Dr. Magno Bacelar, a apoiá-lo.

Para quem analisa política superficialmente parecia tudo bem definido para a disputa ficar por aí, afinal, o eleitorado estava cansado dos dois grupos tradicionais da política chapadinhense, não é mesmo? Não é mesmo!

Os dois candidatos juntos não somaram 15% dos válidos apurados e a disputa se polarizou entre Isaías Fortes (43,1%) e Danúbia Carneiro (41,9%), os candidatos que tinham grupo político. E permita-me, caro leitor, recorrer ao negrito e às letras maiúsculas para frisar uma obviedade que às vezes parece passar despercebida. A ELEIÇÃO NÃO É UMA DISPUTA ENTRE CANDIDATOS, MAS SIM UMA DISPUTA ENTRE GRUPOS.

Assim, quando se opta por candidato A ou B, deve-se prestar bem atenção em quem o rodeia, afinal é com eles que o candidato vai governar.


Quem decidiu, poderá decidir de novo

Apesar de nenhum dos dois terem tido força suficiente para polarizar a campanha, as candidaturas de Dr. Levi (PDT) e Dr. Talvane (PT) foram determinantes para o resultado final da eleição.

Mesmo tendo tido a menor votação proporcional de todas as vezes que foi candidato a prefeito (apenas 43%), Isaías Fortes foi o mais votado e só não é prefeito de Chapadinha hoje porque (como até o reino mineral sabia, menos Edson Vidigal) ele era inelegível. 

Da mesma forma, o PT e os partidos da chamada 3ª via*, mesmo não tendo musculatura para disputar a eleição tendo candidatura própria com chances reais de vitória, serão determinantes para o resultado final da eleição.

A se confirmar a aliança de ambos com a candidatura governista, esta sairá com vantagem na hora do pega pra capar, afinal, é difícil imaginar que qualquer um dos grupos logre êxito em condição de isolamento e com todas as demais forças políticas do município unidas do outro lado.

De qualquer forma, a disputa será acirrada e, pelo que se vê até agora, sem nenhum debate sobre proposta de governo, principalmente por parte de quem se diz a mudança.

Dia 25 tem Banda Tropykália e Banda Líbanos no Forró da Saudade



Vem ai o forró da saudade. Relembre grandes músicas de sucessos que marcaram os bons momentos.
A festa esta marcada para o dia 25. Chapadinha vai receber a Banda Tropykália e Banda Líbanos na Quadra do FAC.

Não fique de fora do show mais badalado do momento e aguardado por todos os tempos em Chapadinha.

Compre seu ingresso antecipado por 20,00
Org: Marilene Pinheiro

Isaías: O Santo dos Últimos Dias

POR ALEXANDRE PINHEIRO

A defesa do ex-prefeito Isaías, ao negar que ele tenha ameaçado de morte o deputado Magno Bacelar, acabou produzindo “um” Isaías pacato, incapaz de eliminar uma mosca. Um estadista tolerante e frontalmente diferente do Isaías quando estava no poder.

Se a alegada ameaça mais recente ainda careça de comprovação, os modos nada democráticos do ex-prefeito e familiares estão registrados nos anais da política e em algumas condenações judiciais.

Diante do que já vi e acompanhei ao longo da história de Chapadinha, chego à conclusão de que existem dois Isaías. O atual, com um comportamento de humildade e cordialidade e “um” de tempos em que ter o poder em mãos, era sinônimo de: ameaças de morte a adversários em palanques e de mandar prender críticos de seu governo. De perseguição a padres e apoio a familiares quando os mesmos agrediam opositores em praça pública com requintes de covardia.

Para comprovar as ameaças em palanque perguntem aos médicos Sebastião Pinheiro e Zé Almeida que eles contarão que ameaça de morte era corriqueiro nas falas do Isaías poderoso.

Sintam-se à vontade também para indagar o militante social Chico da Cohab qual ex-prefeito deu ordens ao então delegado “calça-curta” (e nomeado a pedido do líder) para prendê-lo, simplesmente por encenar uma peça de teatro.


A agressão ao advogado Djúnior, sem chance de defesa, rendeu uma condenação penal ao filho do ex-prefeito e, hoje, vereador, Marcelo Menezes. Isaías até os dias de hoje, nunca se manifestou sobre o acontecimento.


Poderia passar o dia todo falando de casos do “indefeso” Isaías, mas, como o período eleitoral é pródigo em ilações e acusações entre adversários, o que fica é a memória do povo, que é implacável e deixa claro que não há nenhum Mahatma Gandhi na política local. Nem entre os atuais governantes que têm seus arroubos de prepotência nem entre os antigos detentores, que mesmo em esforço de pacifista, são traídos, a exemplo do que fez Isaías em entrevista a Mirante AM de São Luís, editada por aliados na internet, em que é flagrado recomendando que os deputados cortem a língua do Magno. Civilizado, não?

Caso Décio: investigações prorrogadas


POR OSWALDO VIVIANI
As investigações da polícia maranhense sobre o assassinato do jornalista e blogueiro Décio Sá serão prorrogadas por mais 30 dias, assim como a prisão temporária (também por mais 30 dias) de dois suspeitos detidos por envolvimento com o crime, ocorrido no dia 23 do mês passado.
A informação foi transmitida ao Jornal Pequeno hoje (22) pelo secretário estadual Aluísio Mendes (Segurança Pública).
Foto: Divulgação
Décio Sá foi morto com 6 tiros na Av. Litorânea
Faltando um dia para o homicídio completar um mês, a polícia ainda mantém sigilo sobre o que está apurando. Uma força-tarefa, composta por seis delegados, investiga o caso, que a própria polícia classifica de “crime de encomenda”.
Ao JP, o secretário Aluísio Mendes disse que o crime é complexo e não há como fazer uma previsão em relação ao tempo em que será elucidado. “Todas as linhas estão sendo investigadas. Tudo o que você pensar”, afirmou Aluísio ao JP.
Fábio Roberto Cavalcante Lima, o “Fabinho”, e Valdenio José da Silva, presos três dias após o assassinato, seguirão detidos. A polícia não informou qual o grau de participação dos dois no crime.
O crime – Décio Sá, 42 anos, trabalhava na área política do jornal O Estado do Maranhão – de propriedade da família Sarney – e tinha um blog controverso, com postagens sobre políticos e outras personalidades maranhenses.
Ele foi assassinado na noite (22h40) do dia 23 de abril, uma segunda-feira, quando esperava amigos no bar Estrela do Mar, na Avenida Litorânea (orla de São Luís).
Segundo depoimentos de testemunhas oculares, um homem de fisionomia indígena (pele morena, cabelo liso preto, olhos puxados, de 27 a 30 anos) entrou no bar, parou alguns segundos perto do balcão, puxou uma pistola ponto 40 e se dirigiu, de arma em punho, a Décio, que estava sentado numa mesa.
Décio ainda teria dito para o pistoleiro: “Não faz isso, rapaz”, mas o criminoso atirou quase à queima-roupa, atingindo o jornalista, segundo o laudo do Icrim-MA, seis vezes – três na cabeça e três nas costas.
Depois de cometer o crime, o pistoleiro teria fugido numa moto CG Titan (preta ou vermelha), que o aguardava no outro lado da avenida. Cerca de um quilômetro depois, segundo testemunhas, desceu da moto, escalou uma duna e, numa rua do outro lado, prosseguiu a fuga num carro. Ao menos três pessoas o teriam ajudado a fugir.
A missa de um mês da morte do jornalista será amanhã (23), na Igreja Nossa Senhora da Conceição, no bairro do Monte Castelo, às 17h.

Roseana inaugura Cetecma e hospital no sul do Maranhão

Carolina - A governadora Roseana Sarney iniciou ontem, por Carolina, na região sul do Maranhão, agenda de atividades em mais uma etapa do governo itinerante pelo interior maranhense. No município, ela inaugurou a unidade local do Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão (Cetecma). No segundo compromisso, ela entregou o Hospital de São Félix de Balsas, a 19ª unidade entregue dentro do Programa Saúde é Vida. Ao desembarcar em Carolina, Roseana Sarney e comitiva foram recepcionados pelo prefeito, João Alberto Martins; pelo vice-prefeito, Vicente Bernardino; pelo presidente da Câmara de Vereadores, Bernardino Coelho; pelos ex-prefeitos Itibiré Jucá, José Olímpio e João Odolfo; pelo bispo da Diocese de Carolina, Dom José do Egito, e pelos deputados estaduais Antonio Pereira e Stênio Rezende, além de lideranças empresariais, comunitárias e classistas.

Bira do Pindaré ainda não sabe como devolver parte dos 18 salários


Bira do Pindaré ainda não sabe como devolver parte dos 18 salários


Bira do Pindaré: deseja devolver salários extras mas a Assembleia Legislativa não quer
A Presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão ainda não respondeu ao ofício do deputado Bira do Pindaré (PT) solicitando informações sobre como devolver o valor referente aos salários extras recebidos a partir da sua posse, no início de 2011.
Segundo a assessoria do parlamentar, o gabinete já encaminhou dois ofícios: um primeiro que pede orientação de como devolver os “extras”, e outro cobrando a resposta do primeiro. Até este dia (22.05.2012) o presidente Arnaldo Melo (PMDB) ainda não havia dado um posicionamento ao deputado.
O blog consultou um contador público para saber se existe algum procedimento na legislação que facilite a devolução do valor recebido por Pindaré em forma de “salário extra”.
Segundo o contador, o deputado pode efetuar a devolução do dinheiro através de Documento de Arrecadação de Receita Estadual (DARE). Para isso, basta que Pindaré identifique um código de arrecadação que caracteriza a devolução em forma de doação para algum fundo estadual como, por exemplo, Fundo de Defesa do Consumidor.
Bira do Pindaré recebeu R$ 153.750,00 em salários extras. Foram R$ 102,5 mil em 2011, equivalente a cinco salários, e outros R$ 51.250,00 em 2012, pagos no início do ano legislativo, conforme informou o blog do Marco D’Eça.