quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

TRE confirma cassação em Jenipapo dos Vieira


O TRE confirmou nesta terça-feira a cassação do prefeito de Jenipapo dos Vieira, Geancarlos Albuqueque (PDT). Ele e o vice-prefeito, Jefferson Oliveira Nepomuceno (PSB), foram cassados em outubro do ano passado acusados de asfaltar ruas e conceder aumentos a professores e agentes de saúde no período eleitoral, caracterizando abuso de poder político e econômico.

Apesar da decisão, ele fica no cargo até julgamento do caso no TSE por se tratar de Recurso Contra Expedição de Diploma (RCED). A decisão foi por 4 a 1. Geancarlos ficou conhecido nacionalmente por nomear a família toda na Prefeitura de Jenipapo dos Vieira

Buriti

Por unanimidade, a Corte Eleitoral cassou decisão da juíza Karine Lopes Castro (25ª Zona Eleitoral) que, em novembro passado, afastou o prefeito de Buriti, Nenem Mourão (PRB). O prefeito é acusado doar pares de chuteiras, cesta básica e um milheiro de telhas a eleitores. Segundo os juízes, não há provas suficientes nos autos que demonstrassem os supostos crimes eleitorais.

Apesar da decisão o município continuará sob o comando do presidente da Câmara, Raimundo Camilo (PT), até a publicação da sentença. Ele é aliado de Nenem Mourão e chegou a posar com ele e a primeira-dama do município, Ivanilce Mourão, para fotos após o julgamento.

Esperantinópolis

O TRE negou ainda um pedido de cassação do prefeito de Esperantinópolis, José Gomes Coelho (PDT). Ele era acusado de estar inelegível para as eleições de 2008 por ter contas rejeitadas. Durante o julgamento, ficou provado que o pedetista teve uma conta rejeitada pelo TCU em 10 de novembro daquele ano, dois meses após a eleição.

O tribunal rejeitou também uma ação penal contra o prefeito de Urbano Santos, Abnadab Leda (PTB), relativa ao ano de 2003. Ele foi acusado de forjar um endereço para a mulher em Belágua que seria candidata na cidade. Dois juízes julgaram pela absolvição do petebista e outros quatro pela prescrição do caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário