quarta-feira, 28 de julho de 2010

ENVIE THAYSE PARA 77014

Tenho sérias restrições ao estilo do programa Ídolos, da Rede Record, mas disso tratarei adiante. O que importa agora é que Thayse Carneiro, independente do resultado da votação, tem talento de sobra pra brilhar em qualquer palco do Brasil. Neste momento devemos enviar o máximo de mensagens para mostrar a ela nosso apoio e porque temos chances de colocá-la entre os 10 que seguirão adiante. Thayse Somos Nós, Nossa Força e Nossa Voz!!!!
Postado por Alexandre Pinheiro

domingo, 25 de julho de 2010

Com 50,4%, Roseana lidera disputa estadual

SÃO LUÍS - A candidata da coligação “O Maranhão Não Pode Parar”, Roseana Sarney (PMDB), está liderando a disputa pelo Governo do Estado. De acordo com pesquisa do Instituto Escutec, ela tem 50,4% das intenções de voto, contra 25,8% obtidos pelo ex-governador Jackson Lago (PDT) e 16,8% do deputado federal Flávio Dino (PCdoB). É o primeiro levantamento feito após o registro oficial das candidaturas.
Todos os demais candidatos a governador do Maranhão tiveram índices inferiores a 1%, segundo o levantamento. Saulo Arcangeli (PSOL) e Marcos Silva (PSTU) têm 0,4%, cada um. Marcos Igreja (PCB) aparece com 0,2%. A Escutec apurou também que 2% dos eleitores votariam em branco ou nulo se as eleições fossem hoje. Outros 4,1% não quiseram ou não souberam responder.
Roseana vence a disputa em todas as regiões do estado. Em São Luís, tem 45,4% das intenções de voto, contra 30,4% de Flávio Dino e 15,5% de Jackson Lago. Em todas as demais regiões, os índices da governadora superam o patamar de 50%.
Os índices de intenção de voto em Roseana Sarney refletem exatamente a imagem que o maranhense têm do seu governo. Para 65,8% dos eleitores, o governo Roseana é bom ou ótimo. São 51% de eleitores que consideram boa a sua administração e outros 14,8% que avaliaram o governo como ótimo. A avaliação positiva do governo é ainda maior em São Luís. Somam 70,1% os eleitores que consideram a administração roseanista boa (54,1%) ou ótima (16%). Em nenhuma região do Maranhão, Roseana tem índices de aceitação inferiores a 50%, segundo o levantamento Escutec.
Espontânea
A candidata à reeleição lidera com folga também a pesquisa espontânea (aquela em que o eleitor cita o nome do candidato sem que lhe sejam informados os nomes dos concorrentes). Ela obteve 35,5% de citações, contra 16,5% para Jackson Lago e 8,5% para Flávio Dino. Nesta modalidade da pesquisa, são 38,1% os eleitores indecisos e apenas 1,1% de votos nulos ou brancos.
Também em São Luís a pesquisa espontânea aponta vitória com folga da governadora Roseana Sarney. Ela aparece com 37,1%. Flávio Dino tem 13,9% e Jackson Lago, 10,8%. Ela vence também entre o eleitorado feminino e masculino e em todas as faixas etárias, o que caracteriza a consolidação da sua candidatura.
A Escutec
Instituto que mais se aproximou do resultado oficial das eleições de 2006 – ouviu 1.050 eleitores nos dias 19, 20, 21 e 22 deste mês. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), sob o número 26013/2010, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número 20.088/2010.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Mesmo com Bloqueio do FPM, Prefeitura de Chapadinha-MA Paga servidores em Dia


Apesar do bloqueio judicial de parte do Fundo de Participação ocasionado por dívidas que o ex-prefeito Isaías Fortes deixou com os servidores do município nos anos de 97 a 2000, a prefeitura conseguiu pagar a maior parte dos servidores no dia 21.
Mantendo a política deixada pelo ex-prefeito Magno Bacelar, a prefeita Danúbia Carneiro pagou ontem – dez dias entes do final do mês – a totalidade dos servidores da saúde, educação e assistência social. O bloqueio do FPM atrasou o pagamento de alguns fornecedores, dos secretários de governo, prefeita, vice e de funcionários de secretarias menores, que devem ser pagos entres os dias 25 e 30 deste mês.
A ação dos funcionários teve início em 2002 e cobrava verbas trabalhistas referentes a salários que o ex-prefeito Isaías deixou de pagar nos anos de 1997, 1998, 1999 e 2000. O primeiro bloqueio foi no valor de 82 mil reais, já existe outro de cerca de 70 mil reais e o total de débitos que a prefeitura ainda tem que pagar por conta das ações chega a mais de 400 mil.
O Advogado da prefeitura Luciano Lira informou que o município pretende entrar com uma ação de regresso contra o ex-prefeito Isaías Fortes para que ele arque com prejuízo, pois, na época, o município recebia recursos normalmente e não havia justificativa para que se deixasse de pagar os funcionários.
Postado por Alexandre Pinheiro

UMA PUTA DEPUTADA


Na década de 90, a ex-atriz de filme pornô, Chicholina, elegeu-se deputada causando a maior polêmica na Itália.
Agora é vez da brasileira Gabriela Leite (foto), fundadora da marca Daspu e da ONG Davida, lutar por uma mandato de deputada federal para combater, na Câmara dos Deputados, a discriminação e defender a construção da cidadania das prostitutas brasileiras.
Filiada ao PV do Rio de Janeiro, a empresária já militou no PT e é uma conhecida ativista em favor dos direitos humanos. O slogan da campanha não poderia ser mais sugestivo: “Uma Puta Deputada”.
Gabriela tem 59 anos, e ainda prefere ser chamada de prostituta, apesar de não exercer mais a profissão.
Postado por Alexandre Pinheiro

Prefiro Apanhar do Mike Tyson


Depois de ter divulgadas as imagens do “pequeno desentendimento entre familiares”, o vereador Marcelo Menezes lançou nota em seu blog dizendo que nada demais aconteceu na noite em questão.
O vereador tem razão numa coisa: trata-se de um fato sem maiores conseqüências, pelo menos desta vez, felizmente. Insiste o parlamentar que não houve qualquer ato de violência, que seus parentes apenas discutiam e estranhou o fato de este blogueiro não haver tido coragem de publicar os nomes dos envolvidos.
Começando pelo fim, reitero que os intestinos da vida privada da família do vereador não me interessam, que não tenho que mencionar nomes de pessoas que reputo boa índole até que me provem o contrário, que não têm o histórico de violência do vereador e não são pessoas públicas. A citação do vereador no episódio – como veremos mais adiante – é plenamente justificada por ele mesmo no texto que mandou publicar em sua página.
Revendo o vídeo fico a imaginar que noção tem o edil acerca do que se poderia considerar violência, caso em que prefiro apanhar do Mike Tyson a ter qualquer pequeníssima querela mediada pelo ilustre parlamentar.
Mas, as explicações do vereador merecem atenção das autoridades pelas diversas ameaças implícitas e notórias constantes do texto. Diz o vereador: “jamais agi de forma violenta ou tive confronto com qualquer pessoa da minha família, amigos, conhecidos, ou até mesmo pessoas de grupos de oposição, exceto com uma meia dúzia de pessoas covardes, (...) para essas pessoas quero dizer que sempre estarei preparado para o que der e vier, (...) “os desentendimentos e fatos ocorridos no meu passado, que cá entre nós ocorreram poucas vezes, tratavam-se de complicações políticas em defesa da honra da minha família e do meu pai, algo que sempre farei se necessário for.”
Viram?! A candura do vereador só perdura enquanto alguém não o aporrinha com críticas. Ah, cá entre nós, meia dúzia de espancamentos, seria um número aceitável para um representante do povo? Quem foi que se envolveu numa briga e recebeu uma facada na cidade de Brejo? Quem foi – ai sim com requintes de covardia – que agrediu o advogado DJunior? Quem tentou esmurrar o padre da cidade, acertando o vidro de seu carro com o soco? Quem atirou contra o carro do ex-procurador do estado Marcos Lobo? Quem ameaçou contar a garganta do advogado Luciano Lira? (veja trecho do discurso do vereador abaixo). Um dos cangaias, na quadra do FAC; Os irmãos da ex-mulher em Luzilância; o professor Telmo, na Creusa; o rapaz que pintava letreiro de campanha no Bazar... foram vítimas de quem mesmo?
O post anterior não foi produzido para prejudicar reputação de alguém que já possui conceito tão negativo, mas para indagar ás autoridades se será preciso uma vítima fatal para que se detenha um agressor contumaz
O edificante discurso acima destacado foi proferido pelo vereador Marcelo Menezes em praça pública e lhe rendeu uma condenação por crime contra a honra. A ameaça continua pairando no ar.
Postado por Alexandre Pinheiro

Luciano responde a Vereador Marcelo Meneses


O vereador Marcelo publicou nota em sei blog acusando o advogado Luciano Lira de mentir sobre o bloqueio de Recursos a mando da prefeita Danúbia Carneiro. Para entender a resposta é necessário ler antes a notícia que ensejou o ataque do vereador ao advogado. Veja matéria de Willian Fernandes e abaixo a resposta de Luciano.
Justiça Bloqueia FPM de Chapadinha e Salário de Servidores Poderá AtrasarBloqueio foi feito para pagar contas da época em que Isaías era o prefeitoO advogado da prefeitura de Chapadinha, Luciano Carvalho informou hoje, no programa Direto ao Assunto da Rádio Mirante AM, que a Justiça bloqueou o FPM – Fundo de Participação dos Municípios – de Chapadinha. De acordo com Luciano, o bloqueio foi feito para pagar contas da época em que Isaías Fortes era o prefeito de Chapadinha. São os famosos precatórios.Luciano informou que a prefeita Danúbia Carneiro foi a São Luis, na manhã desta segunda, com o objetivo de conseguir uma liminar suspendendo o bloqueio. Caso não consiga a liminar, parte dos servidores municipais e dos fornecedores não receberão pagamento no dia 20, como ocorre todo mês. Assim, o pagamento será adiado para o próximo dia 30.
A Resposta de Luciano
Sr. Vereador,Peço a gentileza que relembre a mim "as outras vezes" ou outra vez, em que menti a mando da Prefeita, pois segundo sua postagem que ora transcrevo, deixa a entender isso: "O advogado do município Luciano Lira esteve no estúdio da rádio Mirante AM de Chapadinha essa tarde para mais uma vez mentir a mando da prefeita municipal Danúbia Carneiro.Sr. Vereador, se não conseguir me relembrar, adianto que Vossa Excelência responderá a processo (e aqui não há o manto da Imunidade). Não é ameaça, mas o exercício de um direito de parte ofendida, que sou eu.Para vosso conhecimento, ao receber a ordem de bloqueio, o Sr. VALDIVINO, gerente do Banco, informou à tesoureira do Municipio, Sr. TERESINHA, que o bloqueio era total, e não de R$ 82.000,00, daí o receio de não se pagar a folha e o alerta à população. Não menti, mas informei a população de situação de perigo real.Lamentavelmente, mesmo após 11 (onze) anos afastado do poder, ainda se padece de dividas deixadas pela gestão do ex-prefeito Isaias Fortes. Não menti, pois os processos estão aí para provar.Sugiro, com o respeito que Vossa Excelência merece, que reformule sua manchete e o destaque dado a meu nome, pois se permanecer esta postagem irei aciona-lo judicialmente. Novamente, peço, não sou de ameaças, mas como cidadão e advogado, não posso deixar de lutar pela minha honra.Luciano Lira, advogado.
Postado por Alexandre Pinheiro

terça-feira, 13 de julho de 2010

ÚLTIMO APELO: ADVERSÁRIOS PEDEM UMPUGNAÇÃO DE MAGNO BACELAR



O ex-deputado Vagner Pessoa (foto) resolveu tentar um último apelo contra a eleição de Magno Bacelar batendo na mesma tecla da equivocada inclusão de Bacelar na lista do TCU, erro corrigido pelo próprio Tribunal de Contas da União e reconhecido pela procuradora eleitoral, Carolina da Hora, que diante da ausência de motivos para qualquer ação contra o ex-prefeito Magno Bacelar abdicou de representar contra ele na lista dos 80 (veja post abaixo).
Nas primeiras horas da manhã de hoje era grande em Chapadinha a boataria a respeito da suposta impugnação de Magno Bacelar. Noticiaram inclusive que teria sido o Ministério o autor do pedido de impugnação.
Ouvidos pelo blog, os advogados do candidato Magno, informaram que a impugnação foi pedida por adversários do ex-prefeito Magno. Lembraram que vários políticos também tiveram a impugnação solicitada por adversários, citaram o ex-governador José Reinaldo e a governadora Roseana Sarney que tiveram o impedimento argüido por adversários políticos. José Reinaldo teve a impugnação pedida pelo candidato Raimundo de Oliveira Sobrinho do PTN e quem impugnou Roseana Sarney foi o ex-deputado Aderson Lago.
Razões PolíticasNo caso de Magno Bacelar, ainda de acordo com os advogados, o pedido é juridicamente inconsistente, mas normal do ponto de vista político, quando muitos candidatos demonstram desejo de combater o adversário sob qualquer pretexto e com isso agradar seu próprio eleitorado.
Com relação ao momento político, Vagner parece – usando um jargão do futebol – jogar pra torcida. Mesmo diante da improbabilidade de sucesso no pedido de impugnação, perseguindo implacavelmente Magno ele acaba por agradar os seguidores de seu cunhado e ex-prefeito Isaías Fortes, e, com isso, situar-se melhor na disputa interna que trava com a sobrinha Isamara Menezes pela mesma parcela do eleitorado.
Localizado pelo blog o candidato Magno Bacelar informou ter tomado conhecimento de mais esta ação de adversários pela imprensa, declarou estar tranqüilo com relação ao que chamou de “mais este factóide contra sua candidatura” e disse que já estava preparado para o combate: “na última vez que fui candidato a deputado fui o segundo mais votado do Estado, agora que nossa campanha é até maior do que naquela época é normal que políticos ultrapassados de Chapadinha e concorrentes estaduais estejam incomodados com a nossa vitória”, finalizou.

domingo, 11 de julho de 2010

PROCURADORA IMPUGNA 80, MAGNO FORA DA LISTA CONSOLIDA CANDIDATURA



A procuradora regional eleitoral, Carolina da Hora Mesquita (foto), acaba de divulgar a relação dos primeiros 80 candidatos impugnados. Da lista constam os nomes dos candidatos ao governo Jackson Lago (PDT) e Saulo Arcangeli (PSOL), do candidato a vice-governador Washington Luiz (PT), dos senadores João Alberto (PMDB) e Edson Vidigal (PSDB), e de vários deputados.
Jackson foi incluído na relação por ter sido cassado em 2009 pelo TSE. João Alberto foi incluído na relação por conta de problemas em sua desincompatibilização. Segundo a procuradora, em pelo menos três situações ele atuou como governador nos seis meses que antecedem a eleição.
Funcionário do MPU (Ministério Público da União), Saulo não teria se desincompatibilizado da função. O mesmo acontece com Vidigal em relação ao cargo de professor da UFMA e Washington do serviço federal.
Em Chapadinha era grande a expectativa com relação ao nome do ex-prefeito Magno Bacelar que tinha a impugnação dada como certa por setores da oposição e teve inclusive o nome mencionado pela própria procuradora com base numa relação desatualizada do TCU. Depois de análise criteriosa a procuradora Carolina da Hora reconheceu que nada havia que motivasse a impugnação de Magno Bacelar que, como o blog previu, poderá disputar as próximas eleições sem qualquer embaraço.
Impugnados com base na Lei Ficha Limpa e listas TCE e TCU1.AGENOR ALMEIDA FILHO
2.ANTONIO HOMETE VIEIRA DA SILVA
3.ANTONIO JOAQUIM ARAUJO NETO
4.BERCKSON SANTOS RAMOS
5.CLAUDEMIR MACHADO LOPES
6.CLEBER VERDE CORDEIRO MENDES
7.EMILIO AYOUB JORGE
8.FLAUBERTH DE OLIVEIRA AMARAL
9.FRANCISCO BASTOS
10.FRANCISCO DANTAS RIBEIRO FILHO
11.FRANCISCO LAZARO CARVALHO FILHO
12.FRANCISCO VALBERT FERREIRA DE QUEIROZ
13.FRANCISCO WILSON LEITE DA SILVA
14.GRACIETE MARIA TRABULSI LISBOA
15.GRACILIO CORDEIRO MARQUES
16.HELIOMAR BARRETO TORRES
17.HEMETERIO WEBA FILHO
18.HUMBERTO DANTAS DOS SANTOS
19.ILDON MARQUES DE SOUZA
20.JACKSON KEPLER LAGO
21.JAMES DEAN GASPAR SODRE
22.JOAO BATISTA DOS SANTOS
23.JOAO EVANGELISTA MOTA
24.JORGE HENRIQUE ROCHA CAMPOS
25.JOSE DE RIBAMAR JANSEN PENHA
26.JOSE EDILSON DE SOUSA SILVA
27.JOSE LIMA DOS SANTOS FILHO
28.JOSE MAGUINO CUTRIM
29.JOSÉ SARNEY FILHO
30.JOSE VIEIRA LINS
31.JOSIMAR ALVES DE OLIVEIRA
32.MANOEL GOMES DA SILVA
33.MARCIA REGINA SEREJO MARINHO
34.MARCO AURELIO SANTOS CORDEIRO
35.PENALDON JORGE RIBEIRO MOREIRA
36.RAIMUNDO NONATO ALVES PEREIRA
37.RAIMUNDO SILVA
38.REGINALDO PEREIRA SANTOS
39.RICARDO ANTONIO ARCHER
40.THEMIS QUINTANILHA GERUDEImpugnados por problemas de desincompatibilização
1.ADELSON DE SOUZA LOPES Deputado Estadual
2.ALANA MARA DE SOUZA SANTOS Deputada Estadual
3.ARIELDES MACARIO DA COSTA (LÉO COSTA) 1º Suplente de Senador
4.CARLOS ALBERTO FERREIRA DE CASTRO Deputado Federal
5.CELSO CORREA PINHO Deputado Federal
6.DANIEL AUGUSTO DA SILVA CARNEIRO Deputado Estadual
7.DELCIO DE CASTRO BARROS Deputado Estadual
8.EDSON CARVALHO VIDIGAL Senador
9.FRANCISCO BASTOS Deputado Estadual
10.FRANCISCO GERALDO NASCIMENTO Deputado Federal
11.FRANCISCO GUIMARAES DE OLIVEIRA Deputado Estadual
12.FRANSUILA DAS CHAGAS LOPES FARIAS Deputada Estadual
13.JADIEL ARAUJO MELO Deputado Estadual
14.JOAO ALBERTO DE SOUZA Senador
15.JOAO ONOFRE RAMOS DA SILVA Deputado Estadual
16.JOAQUIM WASHINGTON LUIZ DE OLIVEIRA Vice-Governador
17.JORGE LUIZ FREIRE RANGEL Deputado Estadual
18.JOSE DE RIBAMAR REZO CARDOSO JUNIOR Deputado Federal
19.JOSE DE RIBAMAR SOUSA REIS Deputado Estadual
20.JOSE RIBEIRO CARVALHO Deputado Estadual
21.JOSELIA MARIA DE ALENCAR NOGUEIRA Deputada Estadual
22.JUVENCIO ALVES DE CARVALHO RIBEIRO Deputado Federal
23.MARCO AURELIO SILVA DE AGUIAR Deputado Federal
24.MARIA DE FATIMA PARENTES DA SILVA Deputada Estadual
25.MARIA LUCIA MARINHO LIMA Deputada Federal
26.MARIANA RODRIGUES DOS SANTOS Deputada Estadual
27.MONICA TOSCA PINHEIRO BARBIERI Deputada Estadual
28.OMAR CORTEZ PRADO Deputado Estadual
29.OTILIA SILVA PASSOS Deputada Federal
30.RAIMUNDO JOSE RODRIGUES SANTOS Deputado Estadual
31.RAIMUNDO MONTEIRO DOS SANTOS Deputado Federal
32.RAIMUNDO NONATO COELHO LOPES Deputado Federal
33.RAIMUNDO NONATO SOUSA PEREIRA Deputado Estadual
34.REINALDO PEREIRA DA SILVA Deputado Estadual
35.SAMUEL PEREIRA DOS SANTOS Deputado Estadual
36.SAULO COSTA ARCANGELI Governador
37.TELMA PINHEIRO RIBEIRO Deputada Federal
38.TEREZINHA DAS NEVES PEREIRA FERNANDES Deputada Federal
39.VALERIA MARIA SANTOS MACEDO Deputada Estadual
40.WALDIMIRO ALVES MACHADO Deputado Federal

quinta-feira, 8 de julho de 2010

PREFEITA DANÚBIA CARNEIRO, DISTRIBUI INGRESSOS A CRIANÇAS CARENTES DE CHAPADINHA-MA


A prefeita de Chapadinha, Danúbia Carneiro vem fazendo a alegria da criançada em vários bairros da cidade. Desde o último sábado, 3, ela vem convocando as crianças para receberem ingressos do parque de diversão que está instalado na Praça do Povo e vai ficar até domingo, dia 11 de julho.
Cada criança recebe de 3 a 4 cartões para brincarem em qualquer um dos brinquedos do parque São Francisco. A criançada não esconde a alegria e todos agradecem à prefeita pela atitude. Os pais das crianças sentem-se aliviados, pois nem todos têm condições de levar os filhos ao parque.
Até domingo, serão distribuídos 17 mil ingressos. No dia da distribuição, em cada bairro, um anúncio é feito à comunidade por meio de um carro de som. Quando chega a hora da entrega dos cartões as filas são enormes e centenas de crianças e adolescentes aguardam com ansiedade a hora de receber seus cartões.
Parque volta em setembro
O parque deve ser desmontado na próxima segunda-feira mas já tem data para retornar. Será no dia 28 de agosto, quando virá para o período dos festejos da padroeira de Chapadinha, Nossa Senhora das Dores. O parque ficará novamente na Praça do Povo e ficará até o dia 20 de setembro.

TCU condena ex-prefeito de Junco do Maranhão a devolver R$ 285 mil desviados da Funasa

O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou o ex-prefeito de Junco do Maranhão (MA) Marcelo Martins de Moura ao pagamento de R$ 285.873,84, valor atualizado, à Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Os recursos eram destinados à construção de um sistema de abastecimento de água no município.
Cópias dos recibos de saques bancários comprovaram que o valor foi sacado pelo ex-prefeito. No entanto, inspeção verificou que a obra encontrava-se incompleta e abandonada, fortalecendo os indícios de que os recursos repassados pela Funasa foram desviados para finalidade não prevista no convênio.
O ex-prefeito também foi multado em R$ 5 mil e tem 15 dias para pagar a multa e o valor da condenação. Cópia da decisão foi enviada à Procuradoria da República no Maranhão. Cabe recurso da decisão. O ministro-substituto Augusto Sherman Cavalcanti foi o relator do processo.
Fonte: Tribunal de Contas da União (TCU)

MPMA e Prefeitura assinam acordo para regularizar pagamento de servidores

ATRASO DE SALÁRIOS EM TIMBIRA-MA

O Ministério Público do Maranhão, representado pelo titular da Promotoria de Justiça de Timbiras, Edilson Santana de Sousa, e o prefeito do município, Raimundo Nonato da Silva Pessoa, assinaram no último dia 30 um acordo que prevê a regularização dos pagamentos atrasados dos servidores municipais. No compromisso firmado junto ao Ministério Público, o município se comprometeu a pagar os salários atrasados referentes aos meses de março e abril até o dia 2 de julho. A folha de pagamento de maio deverá ser quitada até o dia 10 e, até o dia 20, serão pagos os salários referentes a junho de 2010. Nos próximos meses, os salários serão pagos até o dia 20 do mês subsequente, conforme acertado com os próprios trabalhadores. Ficou previsto, também, que a partir dos salários de setembro (que serão pagos em 5 de outubro), as remunerações dos servidores serão sempre feitos até o quinto dia do mês seguinte. A gratificação natalina deverá ser paga até o dia 20 de dezembro. A última cláusula do documento prevê que, em caso de descumprimento de qualquer dos prazos e condições estabelecidos, o Município, o prefeito Raimundo Nonato Silva Pessoa e o secretário de saúde, José Cândido Ribeiro Neto, pagarão multa diária no valor de R$ 1 mil. AÇÃO – O problema de atraso nos pagamentos dos servidores da Prefeitura Municipal de Timbiras já havia sido alvo de uma Ação Civil Pública, protocolada pelo promotor Edilson Santana de Sousa em 22 de junho. Na ação, o representante do Ministério Público requer, liminarmente, que o município proceda o pagamento imediato dos funcionários. Além disso, foi pedido que os salários passassem a ser pagos sempre no 5º dia útil do mês subsequente ao trabalhado e que a administração municipal mantivesse o fornecimento de alimentação e café aos funcionários que trabalham em regime de revezamento de turnos. O promotor Edilson de Sousa aponta que a questão afeta não só os funcionários, que não podem honrar seus compromissos e nem prover o mínimo necessário para o bem estar de suas famílias, mas também a sociedade, que sofre com a falta da prestação de um serviço de saúde pública de qualidade, direito que deve ser garantido pelo Poder Público. Além disso, o não pagamento dos salários, que é despesa obrigatória de caráter continuado, traz um desequilíbrio às contas municipais, demonstrando falta de adequação entre o planejamento orçamentário e a execução das despesas.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Ex-prefeito denuncia desembargadora ao CNJ

A desembargadora Nelma Sarney foi denunciada no dia primeiro deste mês ao Conselho Nacional de Justiça por perseguição ao ex-prefeito de Lago Verde e favorecimento ao seu genro, Edilásio Júnior, que é candidato a deputado estadual, informa o blog do jornalista Luis Cardoso.
De acordo com a denúncia formulada pelo prefeito cassado Raimundo Almeida, a desembargadora teria usado da sua influência para favorecer ao genro em diversos municípios, quando Nelma Sarney era a presidente do Tribunal Regional Eleitoral e também no Tribunal de Justiça. Clique aqui e leia mais

terça-feira, 6 de julho de 2010

LISTA DO TCE: MAGNO FORA, ISAIAS DENTRO



O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE) enviou ao Tribunal Regional Eleitoral a relação dos agentes públicos que, nos oito anos anteriores à realização das eleições de 3 de outubro, tiveram suas contas rejeitadas por irregularidade insanável ou receberam parecer prévio do TCE recomendando a rejeição de suas contas anuais.É com base no documento elaborado pelo TCE, que o TRE decidirá pela inelegibilidade ou não, para a próxima eleição, daqueles mencionados na lista. Já que a declaração de inelegibilidade é uma competência exclusiva da Justiça Eleitoral. A lista é separada por municípios e dividida entre gestores responsáveis por contras de câmaras e prefeitura municipais.Em Chapadinha apenas dois gestores figuram na lista: o ex-presidente da Câmara Municipal, Pontes de Aguiar e o ex-prefeito Isaías Fortes. No caso de Pontes de Aguiar há uma conta do exercício de 2005 considerada irregular. Contra o ex-prefeito Isaías surge a desaprovação das contas de gestão do exercício do ano 2000, que foi julgada irregular também pela Câmara Municipal e teve o trânsito em julgado – fase quando não cabe mais recurso e torna a sentença definitiva – declarado em 2007. (Veja Imagem)Magno Fora da Lista Como o ex-deputado Pontes não pretende mais disputar eleições e o ex-prefeito Isaías já se encontrava inelegível por outras contas, a expectativa com relação a possível inclusão na lista dos inelegíveis recaia sobre o ex-prefeito Magno Bacelar, candidato a deputado estadual pelo Partido Verde.Magno que foi prefeito de Aldeias Altas antes de Chapadinha não consta na lista em nenhum dos municípios em que teve contas sob sua responsabilidade e já teve a candidatura registrada na tarde de ontem.
Quem quiser conferir a lista completa é só entrar no site do TCE. (aqui)
Postado por Alexandre Pinheiro

Impugnações de candidaturas devem começar nesta quinta



SÃO LUÍS - A procuradora eleitoral Carolina da Hora Mesquita já tem pronto o banco de dados que servirá de base para suas ações de impugnação de mandato eletivo nas eleições maranhenses.
Ela aguarda apenas a publicação da lista de candidatos com pedido de registro no TRE para iniciar o trabalho de contestação.
A lista da procuradora tem base nas listas divulgadas pelos tribunais de contas do Estado (TCE) e da União (TCU) emitidas no final de abril. Nestas listas, estão os gestores condenados pelas cortes de contas por irregularidade em suas prestações de contas.
- Há dois tipos de contas. As contas de gestão levam à inelegibilidade se o gestor for condenado nos tribunais. Já as contas de governo dependem de uma condenação também nas Câmaras Municipais – explicou a procuradora.
Esta é a dificuldade da equipe do Ministério Público.
Os promotores eleitorais preisam fazer a triagem do que é conta de gestão e conta de governo. Depois, têm que buscar informações nas câmaras municipais sobre eventuais condenações. Só então, terao os documentos necessários para a impugnação.
Ficha Limpa
Outra motivação para as impugnações é a Lei da Ficha Limpa. O Ministério Público Eleitoral também já montou o banco de dados com informações de prefeitos, ex-prefeitos, deutados, ex-deputados, governadores, ex-governadores. Aqueles com condenações por um colegiado – decisões de segunda instância – estarão automaticamente inelegíveis, segundo o entendimento da Justiça Eleitoral.
A partir de quinta-feira – se a lista for mesmo publicada – o MPE tem cinco dias para fazer todas as impugnações.
Os primeiros casos começarão a ser julgados pelo TRE a partir do dia 15 de julho.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Definido o quadro para disputa eleitoral no MA



Seis candidatos a governador e nove a senador, cerca de 300 candidatos a deputado federal e quase 600 a deputado estadual estarão à disposição dos cerca de 5 milhões de eleitores maranhenses nas eleições de outubro. São representantes de 27 partidos políticos concorrendo sozinhos ou agrupados em coligações. A campanha nas ruas começa, oficialmente, a partir de terça-feira (6), um dia depois do fim do prazo para registro de candidaturas na Justiça Eleitoral.Candidata à reeleição, a governadora Roseana Sarney (PMDB) reúne o maior número de partidos na coligação “O Maranhão Não Pode Parar” – 17 no total -, o que lhe garante também o maior tempo na propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, com início marcado para 17 de agosto. O ex-governador Jackson Lago (PDT) e o deputado federal Flávio Dino (PCdoB) reúnem outras três legendas em suas coligações, cada um. Os demais concorrentes – Marcos Silva (PSTU), Saulo Arcangelli (PSol) e Marcos Igreja (PCB) – sairão com candidaturas isoladas em suas próprias legendas.Além do PMDB, Roseana Sarney terá em seu palanque o PT do candidato a vice Washington Luiz Oliveira, e mais: DEM, PTB, PV, PP, PRB, PSC, PR, PRP, PRTB, PSDC, PSL, PHS, PTN, PMN e PTdoB. A governadora reúne em seu palanque três dos quatro partidos com o maior tempo na propaganda eleitoral gratuita – PMDB, PT e DEM. O outro é o PSDB, que está na coligação de Jackson Lago.Apoios – A governadora tem o apoio da maioria dos prefeitos maranhenses. Segundo cálculos da sua coordenação de campanha, nada menos que 195 prefeitos estão, efetivamente, apoiando a candidatura dela, embora outros também não se demonstrem hostis ao seu nome.O ex-governador Jackson Lago garantiu tempo de TV ao receber o apoio do PSDB. Além disso, conta com o apoio dos prefeitos de São Luís, Imperatriz e Açailândia, que reúnem algo em torno de 20% do eleitorado maranhense. Apesar disso, perdeu força eleitoral na capital maranhense nos últimos anos.Terceiro nome na disputa, o deputado federal Flávio Dino recebeu, no fim do prazo de realização das convenções, a adesão do PPS – partido ligado à candidatura do tucano José Serra. O candidato comunista carece, no entanto, de apoio político no interior do estado. Apenas dois prefeitos – Humberto Coutinho, de Caxias, e Suely Pereira, de Matões – participaram de sua convenção. Ambos têm parentes disputando vagas na Assembléia Legislativa pela chapa do comunista.Os três candidatos que se declaram da “esquerda clássica”, também conhecida por “ultra-esquerda” – Marcos Silva, Saulo Arcangeli e Marcos Igreja -, são assumidamente coadjuvantes nestas eleições. Sem apoio partidário e nenhum prefeito no interior, vão para a disputa penas para marcar a posição ideológica dos seus partidos. Lançarão chapas completas para a disputa majoritária.Fonte Jornal OEMA.

TCU condena ex-prefeita de Maracaçumé (MA)

O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou a ex-prefeita de Maracaçumé (MA) Eliza Batista dos Santos Silva ao pagamento de R$ 120.414,21, valor atualizado, ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Os recursos eram destinados à compra de veículo de transporte escolar para o município.
Relatório apontou a ausência de documentos comprobatórios da regularidade da despesa. A responsável, em alegação de defesa, reafirmou que o veículo objeto do convênio foi efetivamente adquirido pela prefeitura, porém, não apresentou novos documentos capazes de demonstrar a utilização dos recursos recebidos na compra do veículo.
A ex-prefeita também foi multada em R$ 10 mil e tem 15 dias para pagar a multa e o valor da condenação. Cópia da decisão foi enviada à Procuradoria da República no Maranhão. Cabe recurso da decisão. O ministro José Múcio Monteiro foi o relator do processo. (Da Ascom / TCU)

Mais um Recurso de Isaias contra Danúbia Carneiro Tem Parecer Contrário da Procuradora



As pretensões “político-judiciais” do grupo do ex-prefeito Isaías Fortes receberam mais um duro golpe pelas mãos da Procuradora Regional Eleitoral - Carolina da Hora (foto) - que proferiu parecer contrário ao recurso com o qual a coligação “Fortaleza” (de Isaías) pretendia incriminar o ex-prefeito Magno, a prefeita Danúbia e o vice-prefeito Antonio Prata pela prática de compra de votos.
A representação contra Magno e Danúbia teve início no período eleitoral de 2008, a partir de uma queixa, feita na Delegacia de Polícia de Chapadinha, por dois eleitores que alegavam ter recebido dinheiro e combustível para votar em Danúbia. A juíza eleitoral de Chapadinha depois de ouvir as testemunhas, entendeu que não havia provas para condenar o trio de políticos.
Insatisfeitos com o julgamento local o grupo de Isaías resolveu, como lhe confere a lei, levar o caso à deliberação do TRE por meio de recurso que acaba de receber parecer contrário da representante do Ministério Público Federal. Apesar de a Promotoria Eleitoral ser bastante rigorosa com relação à capitação ilícita de sufrágio – a popular compra de voto – não há nada de novidade no reconhecimento da inconsistência do processo pela procuradora. O que chama atenção neste caso é que o recurso foi rejeitado em todas as formas possíveis de apreciação - foi considerado inexistente, nulo e sem mérito.
A consideração de “Inexistente” e “Nulo” são questões processuais, ou seja, momentos em que são observadas a validade dos atos processuais, a capacidade das partes, a habilitação dos advogados na causa e etc. O mérito é o próprio julgamento do fato em sim, quando se examina se há provas que justifiquem uma condenação.
Para a Procuradora o recurso foi considerado inexistente por ter sido interposto por advogado que não detinha poderes para tanto. Pelo que se extrai da narrativa da Procuradora, houve uma confusão na substituição dos advogados do ex-prefeito, quando diversos causídicos entravam e saiam do processo com procurações que lhes retiravam habilitação legal exigida para a prática de atos processuais. Tanto que, segundo a procuradora, o advogado que assinou o recurso já não podia fazê-lo por ter sido substituído por outros.

No que toca a nulidade do recurso, o entendimento de Carolina da Hora é o da conseqüência dos atos demais tornados ineficazes pelo mesmo entendimento da falta de habilitação legal dos representantes de Isaías no recurso.

Já na apreciação do mérito a Procuradora detona as alegações de compra de voto e estranha os supostos testemunhos, chegando a concluir que houve contradição entre o que foi dito no registro da ocorrência policial feita pelo eleitor Macsoel Keyle Silva Leão com a oitiva do mesmo no curso da instrução do processo. Chamou atenção que o eleitor no boletim policial apenas se referiu a distribuição de combustível, silenciando sobre ter recebido dinheiro. No depoimento perante a Juíza Eleitoral a testemunha centralizou seu depoimento no alegado recebimento de quantia de R$ 30,00; quanto ao combustível, afirmou apenas ter ouvidos boatos. A própria Procuradora Eleitoral questiona o fato de a testemunha mover-se à esfera policial para comunicar o incerto e silenciar sobre o que tinha certeza.
Pelo fato de o processo se ater somente a provas testemunhais consideradas incoerentes e contraditórias, a Procuradora considerou correto o julgamento da Juíza Eleitoral de Chapadinha e opinou pela improcedência do recurso, que deverá ser julgado em definitivo nos próximos dias pelo Tribunal Regional Eleitoral.

Morre o ex-prefeito de Ribamar, José Câmara Ferreira

SÃO LUÍS – Morreu, às 13h10 deste domingo (4), de falência múltipla dos órgãos, no hospital São Domingos, o ex-prefeito de São José de Ribamar, José Câmara Ferreira. O corpo do ex-prefeito está sendo velado na Central de Velórios da Pax União, no Canto da Fabril, em São Luís.
José Câmara será levado pela manhã para ser velado na Câmara Municipal de São José de Ribamar, às 16h, e será sepultado no Cemitério do Gavião. Ele foi prefeito três vezes no município.

domingo, 4 de julho de 2010

CONTAS DE GESTORES ENVIADAS AO TRE-MA DO TCE

RELAÇÃO DAS CÂMARAS E PREFEITURAS ENVIADAS AO TRE-MA

2005 Câmara Municipal de Lago do Junco Josemir Rodrigues Sousa
2006 Câmara Municipal de Benedito Leite Hilo Rocha Guimarães Júnior
2006 Câmara Municipal de Lago do Junco Josemir Rodrigues Sousa
2006 Câmara Municipal de Palmeirândia Manole Marques Costa
2007 Prefeitura Municipal de Carutapera Vitória da Glória de Oliveira Borges Alves
2007 Prefeitura Municipal de Marajá do Sena Perachi Roberto de Farias Morais
2007 Prefeitura Municipal de Paulo Ramos João Texeira Noronha
2008 Câmara Municipal de Anajatuba Antônio José Gonçalves
2008 Câmara Municipal de Araguanã Ariosvaldo Ribeiro Diniz
2008 Câmara Municipal de Benedito leite Raimundo Nonato Ferreira E Silva
2008 Câmara Municipal de Bom Jesus das Selvas Luis Costa de Oliveira
2008 Câmara Municipal de Cândido Mendes Arisvaldo José do Rosário Ribeiro
2008 Câmara Municipal de Centro Novo do Maranhão Francisco Rodrigues da Silva
2008 Câmara Municipal de Cidelândia Vicente Paulo Silva Filho
2008 Câmara Municipal de Dom Pedro Renato Rodrigues Andrelino
2008 Câmara Municipal de Duque Bacelar Raimundo Marques da Costa
2008 Câmara Municipal de Governador Edson Lobão Francisco Soares Lima
2008 Câmara Municipal de Icatu José Ribamar de Sousa Almeida
2008 Câmara Municipal de Itaipava do Grajaú Aristides Vieira Martins
2008 Câmara Municipal de Lago do Junco Nilton Brandão Gama
2008 Câmara Municipal de Mata Roma Gustavo Adriano de Mattos Correia
2008 Câmara Municipal de Mirador Joaci Martins Lima
2008 Câmara Municipal de Montes Altos Jaci de Sousa Fonseca
2008 Câmara Municipal de Nova Iorque Ana Alice Moura e Silva
2008 Câmara Municipal de Nova Olinda do Maranhão Hilclemar Sousa dos Santos
2008 Câmara Municipal de Pedreiras Francisco Flávio Ribeiro Araújo
2008 Câmara Municipal de Pedro do Rosário Ana de Jesus Nascimento Rodrigues
2008 Câmara Municipal de Pindaré Mirim Raimundo Pereira
2008 Câmara Municipal de Porto Rico do Maranhão Nivaldino dos Santos Cunha
2008 Câmara Municipal de Santa Luzia Maria Heloísa Ericeira Azevedo
2008 Câmara Municipal de Santana do Maranhão Elesbão deSousa Silva
2008 Câmara Municipal de São João do Caru Raul Dantas Ferreira
2008 Prefeitura Municipal de Araguanã José Maria Pereira Mendonça
2008 Prefeitura Municipal de Araióses José Cardoso do Nascimento
2008 Prefeitura Municipal de Cachoeira Grande Francisco Barbosa dos Santos
2008 Prefeitura Municipal de Cajari Domingos do Nascimento Almeida
2008 Prefeitura Municipal de Campestre do Maranhão José Teixeira de Miranda
2008 Prefeitura Municipal de Carutapera Vitória da Glória de Oliveira Borges Alves
2008 Prefeitura Municipal de Centro Novo do Maranhão Domício Gonçalves da Silva
2008 Prefeitura Municipal de Conceição do Lago Açu Fernando Luiz Maciel Carvalho
2008 Prefeitura Municipal de Dom Pedro José de Ribamar Costa Filho
2008 Prefeitura Municipal de Fortuna Antônio Araújo Gomes
2008 Prefeitura Municipal de Maracaçumé João José Gonçalves Sousa Lima
2008 Prefeitura Municipal de Marajá do Sena Perachi Roberto de Farias Morais
2008 Prefeitura Municipal de Matões do Norte Antônio Sampaio Rodrigues da Costa
2008 Prefeitura Municipal de Olho D'água da Cunhãs Lauracy Martins de Oliveira
2008 Prefeitura Municipal de Paulo Ramos João Teixeira Noronha
2008 Prefeitura Municipal de Penalva Nauro Sérgio Muniz Mendes
2008 Prefeitura Municipal de Primeira Cruz Urbano Sousa da Silva
2008 Prefeitura Municipal de Rosário Ivaldo Antônio Cavalcante
2008 Prefeitura Municipal de Santa Luzia Veronildo Tavares dos Santos
2008 Prefeitura Municipal de São João do Caru Edvaldo Prado Nascimento
2008 Prefeitura Municipal de São Luís Gonzaga do Maranhão Luis Gonzaga Muniz Fortes Filho
2008 Prefeitura Municipal de São Pedro da Água Branca Ildezio Gonçalves de Oliveira
2008 Prefeitura Municipal de Tutóia Zilmar Melo Araújo
2008 Prefeitura Municipal de Vargem Grande Maria Aparecida da Silva Ribeiro
2009 Câmara Municipal de Cidelândia Ataíde Sampaio
2009 Câmara Municipal de Icatu Luzenir Pereira da Silva
2009 Câmara Municipal de Nova Colinas Antônio Alves da Costa
2009 Câmara Municipal de Paulino Neves Não cadastrado.
2009 Câmara Municipal de Santa Filomena do Maranhão Não cadastrado.
2009 Câmara Municipal de São Raimundo do Doca Bezerra Luis Lima Domingues
2009 Câmara Municipal de Turilândia André Sousa dos Santos
2009 Câmara Municipal de Urbano Santos Gerardo Amélio Rodrigues Filho
2009 Prefeitura Municipal de Belágua Adalberto do Nascimento Rodrigues
2009 Prefeitura Municipal de Cajapió Francisco Xavier da Silva Neto
2009 Prefeitura Municipal de São Francisco do Maranhão Jonatas Alves
2009 Prefeitura Municipal de São Vicente de Férrer João Batista Freitas
2009 Prefeitura Municipal de Satubinha Antonio Rodrigues de Melo
2009 Prefeitura Municipal de Serrano do Maranhão Leocádio Olímpio Rodrigues/
2009 Secretaria de Coordenação Política e Articulação com MunicípiosAmarildo Pinheiro Costa 159/2010/TCE/MA Ainda não publicada
2009 Núcleo Estadual de Programas Especiais Alexandre Mubarack Ayoub Maluf 159/2010/TCE/MA Ainda não publicada
2009 Oitavo Grupamento de Bombeiros Militares - Pinheiro Antonio Joaquim Araújo Neto 159/2010/TCE/MA Ainda não publicada
2009 Superintendência do Núcleo de Programas Especiais José de Ribamar P. Serra 159/2010/TCE/MA Ainda não publicada

TCE desaprova contas de gestores

O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE) desaprovou as contas de Cézar Roberto Medeiros Araújo, prefeito de Morros, relativas ao exercício financeiro de 2007 e determinou que o gestor devolva ao cofres públicos R$ 5.090.502,00 e pagamento de multas no total de R$ 522.642,00.
Entre as Câmaras Municipais, foram julgadas irregulares as prestações de contas de Adalberto Rocha Alves (Rosário/2007), com débito de R$ 36.105,00 e multas de R$ 44.591,00 e Maria Tereza Pereira Dourado (Alcântara/2006), com débito de R$ 19.680,60 e multas de R$ 4.968,06.

Deputado acusado de homicídio é denunciado por corrupção de testemunha

O Ministério Público do Estado do Rio denunciou à Justiça o deputado estadual Geraldo Moreira da Silva (PTN-RJ) pelo crime de corrupção de uma testemunha envolvida na ação penal em que é acusado de homicídio de um médico, em 2008.
Segundo a promotoria, entre fevereiro e março passados, o parlamentar participou "objetivamente e subjetivamente" da abordagem da testemunha com a oferta de dinheiro e vantagens, para convencê-la a mudar o depoimento prestado no inquérito policial que servia de base para a ação penal. A abordagem, diz a promotoria, foi feita por dois assessores.
A denúncia do Ministério Público, feita com base em investigações de policiais civis, afirma que inicialmente foram oferecidos R$ 30 mil à testemunha e mais uma promessa de emprego no gabinete do deputado. Em seguida, a oferta subiu para R$ 150 mil. Na data marcada para fechamento do acordo, a testemunha não compareceu ao local e, dias depois, ainda de acordo com os promotores, ela procurou uma delegacia para prestar queixa.
Além de denunciar o parlamentar, a promotoria pediu a prisão preventiva dos dois assessores envolvidos na negociação.
De acordo com o Ministério Público, inquérito de 2008 apurou que o parlamentar era mandante do assassinato do médico Carlos Alberto Peres Miranda. Segundo a promotoria, Silva acreditava que Miranda estivesse influenciando sua ex-mulher na partilha de um imóvel.
Dois homens contratados para abordar o médico e fazer os disparos, assim como dois policiais militares acusados de envolvimento no crime, foram julgados e condenados, no ano passado. Os policiais militares recorrem da sentença. Um quinto homem está foragido. Por ser parlamentar, Silva aguarda julgamento no Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio.
A reportagem da Folha tentou falar com o deputado, mas ele não foi localizado.

Polícia ainda investiga tentativa de assassinato de vice-prefeito

SÃO LUÍS - A partir desta segunda-feira (5), o delegado da Policia Civil de Bacabal, Jáder José Silva Alves, dará continuidade as investigações sobre as denúncias de contratação de Hilgo Valério Araújo dos Santos e Misael Mendes Pereira, vindos do Amapá, para matarem o vice-prefeito do município de Bom Lugar, Antônio Marcos Bezerra Miranda. A maior suspeita é que há outros envolvidos.
A dupla foi detida na última quinta-feira (1º), vinda de Amapá para Bom Lugar, no interior maranhense, para executar o crime. Foram contratados pelo valor de R$ 15 mil para realizar a ação. Hilgo dos Santos e Misael Mendes são fugitivos do Amapá. Em São Luís, eles foram presos pelo crime de uso de documentos falsos.
Há cerca de um mês, o delegado Jáder José Silva Alves foi chamado pelo juiz de Miranda do Norte, Roberto de Paula, para escoltar o vice-prefeito de Bom Lugar, Marcos Miranda, até a sua fazenda porque ele estava sendo ameaçado de morte por um adversário político que havia cumprido pena, no Amapá, desde o ano passado até o início deste.
O delegado Jáder Alves recorda que o vice-prefeito, Marcos Bezerra Miranda lhe informou a presença de pessoas estranhas na estrada que dá acesso sua fazenda. O delegado realizou diligências sem encontrar nenhum suspeito. Investigações levantadas pelo delegado, Jader Alves, revelaram que na última terça-feira (29), homens vindos de outro Estado, possivelmente ligados ao tráfico de drogas, chegariam ao Maranhão, para assinar o vice-prefeito.
A primeira parada destas pessoas seria o município de Marinha, onde receberiam metralhadoras, pistolas e até um fuzil, de lá seguiriam para Bacabal. Ciente do plano, o delegado mobilizou 13 policiais da região e montou uma estratégia para prender os contratados assim que chegasse a fazenda do vice-prefeito, Marcos Miranda. “Fomos até a fazenda para fazermos a distribuição dos policiais em locais exatos, evitando assim, colocarmos em risco a vida de inocentes”, diz o delegado.
O superintendente da PolÍcia Civil no Interior (SPCI), Jair de Paiva Neto, ressalta que a investigação realizada pelo delegado de Bacabal, Jáder Alves, obedeceu aos preceitos profissionais. “Ele foi cauteloso ao apurar informações sobre a dupla, e, aguardar o momento certo para uma possível abordagem, sem colocar em perigo a vida dos cidadãos”, assegurou.