terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Governadora Roseana entrega obras em Açailândia e Imperatriz

 

Governadora Roseana entrega obras em Açailândia e Imperatriz

SÃO LUÍS - Entrega de avenida em Açailândia e inauguração de Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Imperatriz, além de visitas ao prédio do Sistema Nacional de Emprego (Sine), às obras de construção da Suzano Papel e Celulose e à Avenida Pedro Neiva de Santana na segunda maior cidade do Maranhão, marcaram a agenda da governadora Roseana Sarney no primeiro dia de viagem ao interior do Estado, nesta terça-feira (13).
A governadora declarou estar satisfeita com as ações desenvolvidas pelo governo na Região Tocantina e disse que a população pode esperar muito mais. "Estou aqui entregando obras do governo do Estado, feitas em parceria com o governo federal e prefeituras, e os moradores podem esperar muitos outros benefícios. Tenho trabalho nesta região, todos sabem disso, e estamos realizando obras para melhorar a vida da população, além de implementar mais serviços como os das novas unidades do Sine (Imperatriz) e do Viva Cidadão (Açailândia)", declarou a governadora Roseana, que estava acompanhada do vice Washington Luiz Oliveira.
Em Açailândia, por volta de 8h30, a governadora inaugurou a avenida Alexandre Costa, que beneficia moradores do Residencial Tropical, da Vila Ildemar e adjacências. Ao todo, são 14 km de via asfaltada. "Estou feliz por estar aqui hoje entregando esta avenida à população de Açailândia e também por ter selado esta parceria com o governo municipal, resultando em benefícios para as pessoas que passam por aqui e para os moradores do Residencial Tropical e da Vila Ildemar, pois esta obra significa mais qualidade de vida para todos", disse Roseana Sarney.
O prefeito Ildemar Gonçalves afirmou estar satisfeito com a visita da governadora. "Roseana (Sarney) esteve aqui em outras ocasiões inaugurando obras, mas disse a ela que fazia questão que fosse ela a entregar pessoalmente esta via, que representa ganho em qualidade de vida para a população e desenvolvimento para esta região", declarou.
Após a visita a Açailândia, Roseana Sarney e comitiva seguiram para Imperatriz, onde a governadora inaugurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município.
Sine
Ainda em Imperatriz, a governadora visitou a sede do Sistema Nacional de Emprego (Sine), gerenciado pela Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres). O prédio foi reformado para garantir mais comodidade aos usuários. O órgão, que agora funciona em regime integral, das 8h às 18h, recebeu também mais cinco pontos de atendimento e agora está interligado via internet por meio do portal do trabalhador (www.trabalho.ma.gov.br).
UPA em Imperatriz
A sétima Unidade de Pronto Atendimento (UPA) construída no Maranhão, como parte do Programa Saúde é Vida, foi inaugurada nesta terça-feira (13) pela governadora Roseana Sarney e pelo secretário estadual de Saúde, Ricardo Murad, em Imperatriz. Presente à solenidade, o prefeito Sebastião Madeira fez questão de ressaltar que a parceria da sua administração com o Governo do Estado tem garantido inúmeros benefícios para a população da segunda maior cidade maranhense. Lembrando obras como a pavimentação de avenidas, a construção de estradas que hoje ligam Imperatriz a outros municípios, a implantação de serviços de água e esgoto, e os investimentos feitos na área da saúde, Roseana Sarney disse que retornou a Imperatriz com a consciência tranquila, de quem cumpriu seu dever. "Tenho a certeza de que já fiz por Imperatriz o que nenhum governador fez. Só na Região Tocantina estamos construindo mais 12 hospitais municipais", enfatizou a governadora, destacando que agora o governo do Estado está priorizando os investimentos na área da saúde.
Nas UPAs o atendimento é humanizado e diferenciado, com classificação de acordo com a gravidade e estado de saúde do paciente em três cores distintas: verde para os casos menos graves, amarelo para urgências e vermelho para as emergências. Nelas são atendidos desde casos de febre e dor de cabeça até infartos e acidente vascular cerebral (AVC), com exceção dos casos cirúrgicos de emergência, como os politraumatizados.
Quando o paciente chega à unidade, os médicos prestam socorro, estabilizam o paciente e detalham o diagnóstico. Posteriormente analisam se é necessário encaminhá-lo a um hospital ou mantê-lo em observação por até 24 horas.
Roteiro
A governadora permanece em Imperatriz na manhã desta quarta-feira (14). Às 15h, Roseana Sarney e o secretário Ricardo Murad darão prosseguimento à agenda de inaugurações entregando o Hospital Geral de Grajaú. A nova unidade hospitalar dispõe de 50 leitos de internação, atendimento de urgência e emergência nas áreas de clinica médica, cirúrgica e ortopédica. Também conta com laboratório, raio-x, ultrassonagrafia e centro cirúrgico com três salas de cirurgia, sala de classificação de risco, sala de medicação, sala de nebulização, sala de sutura, sala de gesso, sala de estabilização com seis leitos, sala de recuperação pós-anestésico com três leitos, serviços de apoio (nutrição e lavanderia) e equipes de plantão 24 horas de clinica médica, cirúrgica e ortopédica.
Na quinta-feira (15), Roseana Sarney terá compromissos em Tufilândia e Santa Inês.
As informações são da Secom do governo do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário