quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Secretários encerram ano com balanço de ações e projeções para 2012

Antônio Martins

Secretários de Estado fizeram um balanço das ações do governo em 2011, nesta quarta-feira (21), durante a última reunião deste ano do Conselho de Gestão Estratégica das Políticas Públicas do Governo (Congep), realizada no Palácio Henrique de La Rocque. O vice-governador Washington Luiz Oliveira, que coordenou o encontro, abriu os trabalhos falando da importância do convênio assinado entre a governadora Roseana Sarney e o ministro da Secretaria de Ações Estratégicas da Presidência da República, Welington Moreira Franco, na última segunda-feira (19), com vista a ações de combate à pobreza extrema no estado.

“Estamos finalizando 2011 com o balanço do primeiro ano dessa gestão e projeções para 2012. Nos últimos dois dias foi realizado um seminário para discutir o planejamento estratégico para o próximo ano e aqui, mais uma vez vamos tratar sobre esse planejamento. O foco maior do governo é a população de mais baixa renda, que vive na zona rural”, observou o vice-governador.

Washington Oliveira destacou as ações do governo nas áreas de saúde, infraestrutura e qualificação profissional. “Este ano foram inaugurados vários hospitais e UPAs no interior do estado e na capital garantindo um atendimento mais ágil e de qualidade à população. O governo investiu fortemente na área de infraestrutura com a construção e recuperação de rodovias e também contabilizamos resultados positivos na área de qualificação profissional”, destacou. 

Entre as ações elencadas, estão a entrega de unidades de saúde, como os hospitais de Grajaú e Paulino Neves e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Vinhais, Cidade Operária e Araçagi, Parque Vitória, de Coroatá e Imperatriz, além das novas instalações da Farmácia Estadual de Medicamentos Especiais (Feme).

Na área de infraestrutura, entre outros, destaque para a entrega da MA-319, que liga Tufilândia a BR-222; e da rodovia MA-312, trecho que liga Paulino Neves a Tutóia; e para a assinatura da ordem de serviço para obras em estradas de acesso aos municípios de Água Doce do Maranhão e Santana do Maranhão. Também foi ressaltada a obra da Via Expressa e da Avenida Quarto Centenário, cuja entrega está prevista para integrar programação comemorativa dos 400 anos de São Luís.

“São ações que projetam o Maranhão para avançar nos próximos anos e refletem o resultado do esforço do governo em melhorar a qualidade de vida da população”, completou Washington Oliveira. De acordo com o vice-governador, somente na área de qualificação profissional já são quase 100 mil pessoas inscritas em cursos profissionalizantes. A meta do governo é capacitar 400 mil.

Novos investimentos

O secretário da Indústria e Comércio, Mauricio Macedo, destacou que o Maranhão foi extremamente bem sucedido na atração de novos investimentos para o estado, hoje com uma carteira de investimentos que supera R$ 100 bilhões. “Estes empreendimentos estão em implantação a exemplo de investimentos da Petrobras e da MPX, aqui em São Luís e Santo Antônio dos Lopes; a descoberta do gás e a construção de gasoduto ligando essas centrais energéticas com os poços, entre outros investimentos”.

Ele falou também da entrada do Maranhão na era da energia eólica na região de Paulino Neves e Tutóia. A instalação do parque eólico é uma etapa importante no processo de diversificação da matriz energética do estado, que já dispõe de geração hidrelétrica e térmica.

A construção do parque eólico do Maranhão será iniciada no próximo ano. “São projetos que estão se consolidado, como o da Suzano, por exemplo, que está em pleno andamento, devendo a obra ficar pronta em 2013; a expansão portuária da Vale, do Itaqui, do Terminal de Grãos (Tegram), que formam um conjunto de grandes e boas notícias e mostram o potencial logístico e estratégico do Maranhão para o Brasil e para o mundo”, disse Maurício Macedo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário