quarta-feira, 10 de abril de 2013

Governo Itinerante chega a Lago do Junco e Lago dos Rodrigues

O Governo Itinerante será instalado em mais duas cidades do Médio Mearim nesta quinta (11) e sexta-feira (12), com ações dos órgãos estaduais sendo desenvolvidas em Lago do Junco e Lago dos Rodrigues. Assim como ocorreu em Bernardo do Mearim e Lima Campos, no início da semana, as duas cidades receberão a visita da governadora Roseana Sarney e comitiva de secretários e outros gestores de órgãos, prefeitos, deputados e demais autoridades no primeiro dia de atividades.
 
“Começamos essa nova edição do Itinerante com o pé direito, levando obras e ações a duas cidades, beneficiando milhares de moradores. Agora, estaremos em mais dois municípios, com atividades nas áreas de saúde, cidadania, cultura, educação, ciência e tecnologia, infraestrutura e muito mais”, destacou a governadora Roseana Sarney
 
De forma simultânea, nas duas cidades, serão realizados diversos serviços oferecidos pelos órgãos do Estado. Participam as secretarias de Estado de Comunicação Social (Secom), Programas Especiais, Saúde (SES), Educação (Seduc), Infraestrutura (Sinfra), Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), Assuntos Estratégicos (Seae), Assuntos Políticos (Seap), Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec), Cultura (Secma), Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), Igualdade Racial (Seir), Mulher (Semu), Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc), Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc), Segurança Pública (SSP), Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), Trabalho e Economia Solidária (Setres), Fazenda (Sefaz), Articulação Institucional (Seai), Juventude (Sejuv) e a de Turismo (Setur), além da Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Defensoria Pública.
 
A programação destaca a entrega do Hospital de Lago do Junco, com 20 leitos; realização de mutirão de cirurgias de catarata e glaucoma (Lago do Junco) e de hérnia (Lago dos Rodrigues). A unidade móvel do Viva Cidadão ficará quinta e sexta-feira nos dois municípios possibilitando a emissão de documentos, como Carteira de Identidade e Título de Eleitor.
 
Ainda na área da saúde serão oferecidas consultas médicas; vacinação para atualização das cadernetas de crianças, adultos, gestantes e idosos; exames de prevenção do câncer ginecológico em mulheres em idade fértil; controle de hipertensão e diabetes (com teste de glicemia, colesterol rápido, aferição de pressão arterial); exames de análises clínicas Haverá, ainda, o Carro Laboratório Ciência-Móvel, palestras, oficinas e exibição de vídeos, entre outas atividades.
 
Hospital
O Hospital de Lago do Junco é mais uma unidade do Programa Saúde é Vida. Com uma área construída de 1.342 metros quadrados, assim como o de Bernardo do Mearim, o hospital de e Lago do Junco vai funcionar com Serviço de Pronto Atendimento (SPA) 24 horas, internações clínica, médica e pediátrica, atendimento básico e serviços de apoio e diagnóstico (laboratório e Raio-X).
A unidade vai oferecer também exames, tratamentos de doenças sexualmente transmissíveis (DST), preventivo de câncer, entre outros serviços ambulatoriais.
 
Mais serviços
Também durante o Governo Itinerante, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec) está levando aos municípios o Carro Laboratório Ciência-Móvel, apresentando diversas experiências nas áreas de física, química e biologia. A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima) e de Desenvolvimento Social (Sedes) estão distribuindo sementes selecionadas de feijão aos pequenos produtores.
Os criadores da região terão acesso a palestras sobre febre aftosa, raiva, alimentos seguros e uso correto de agrotóxicos. O Balcão de Direitos, uma parceria da Sedihc com a Defensoria Pública do Estado, dará orientações jurídicas e sobre defesa dos direitos do cidadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário