terça-feira, 9 de abril de 2013

Semana de Teatro agita São Luís com espetáculos infantis e adultos

A programação da VIII Semana de Teatro no Maranhão, que acontece desde a segunda-feira (8) e se estenderá até domingo (14), continua a movimentar São Luís com espetáculos, oficinas, exposição, palestra, performances e intervenções teatrais. Promovida pelo Governo do Estado e realizada pela Secretaria de Estado de Cultura (Secma), via Teatro Arthur Azevedo (TAA), a semana traz para São Luís 11 espetáculos do Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Piauí, Goiás e Pará; 16 espetáculos e cinco performances e intervenções de São Luís, Imperatriz e Açailândia e 10 oficinas ministradas por professores de teatro de São Luís, São Paulo e Belém.

Durante a semana, o público pode visitar a exposição “40 anos de Teatro de Domingos Tourinho”, na Galeria Valdelino Cécio, do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, com 30 banners de espetáculos apresentados ao longo da carreira do ator maranhense.

Oficinas

Estão sendo realizadas as oficinas “O ser do ator no cinema”, nesta quarta-feira (10), às 9h, na Galeria Ecimuseum (Rua 14 de Julho - Centro), ministrada por Evgeny Itskowich (RUS); “Corpo e presença na cena”, ministrado pelo bailarino e ator maranhense Erivelto Viana, no SalãoVersátil (TAA); “O teatro, o corpo e a performance”, com a atriz e professora paulista Natália Coelho.

À tarde acontecem as oficinas “O sentido compartilhado”, com a coreógrafa e bailarina Júlia Emília, das 14h às 17h, no Salão Versátil do TAA; “Confecção de bonecos”, no Camarim nº 9 (TAA), ministrada pela atriz maranhense Sandra Oliveira; e “Laboratório experimental: apropriação, associação e articulação na criação cênica”, no Centro de Artes Cênicas do Maranhão (Rua de S. Antonio, 161-Centro), com o professor paulista Pedro Gabriel Torres.

Espetáculos

A programação da semana inclui vários espetáculos. Nesta quarta-feira (10), a criançada terá sua vez logo, às 10h, no Teatro Arthur Azevedo quando será apresentado “O Menino Maluquinho”, comédia infantil com elenco do grupo Voar Teatro de Bonecos, de Brasília. Para essa apresentação, 70% dos ingressos são destinados a escolas que fizeram agendamento - mas ainda restam 30% para a criançada.

Na Praça Nauro Machado, às 17h, será apresentada a performance “Contos da Mata”, com o grupo maranhense CIA Chegança, uma comédia/aventura. Às 18h, na sede do Cacem (Rua Santo Antonio, 161) será encenado pelo Grupo Experimental o espetáculo A Mais Forte.

No Teatro Alcione Nazareth (Centro de Criatividade Odylo Costa, filho), às 19h, haverá performances com o grupo Atmosfera-Nua e Fragmentados em Nelson, com o Grupo Cara de Arte, ambas no gênero drama adulto.

Para fechar a programação desta quarta-feira (10), no Teatro Arthur Azevedo, às 20h será apresentado o espetáculo drama Ana-me, com o grupo paulista Teatro de Senhoritas.

SINOPSES

O Menino Maluquinho - Espetáculo infantil com 45 minutos tem texto original de Ziraldo com direção de Marco Augusto Rezende, com o Grupo Voar Teatro de Bonecos, de Brasília. O espetáculo é uma adaptação que mostra uma contadora de histórias que se vê envolvida com as brincadeiras do menino que foge do livro deixando as páginas em branco. A partir daí, se estabelece uma relação de procura ao personagem para devolvê-lo ao livro, criando um conflito imprescindível à encenação. Enquanto isso o menino interage com seus amigos e com a contadora de histórias.

A grande motivação de realizar o espetáculo é levar para o palco a obra de um dos maiores autores brasileiros, Ziraldo, reforçando a relação livro e dramaturgia.

A história original é preservada em sua essência, rica em metáforas e simbolismos. As situações do livro são transportadas para o palco através de bonecos e exploração de caixa cênica.

No elenco os manipuladores dos bonecos Jullya Graciela (Menino Maluquinho), João Henrique Veloso (Bocão), Lúcia Corrêa (Contadora de Histórias e Julieta) e Marco Augusto (Junin e Pedro Álvares Cabral).

Contos da Mata - A performance reúne contos escolhidos pelo grupo Chegança, baseados na literatura infanto-juvenil. São quatro estórias: "A guerra dos Bichos", de Luiz Carlos Albuquerque, uma história bem brasileira com características do povo nordestino em forma de cordel, com aspecto de defesa da natureza e preocupação ecológica.

"Uma arara e sete papagaios", de autoria de Ana Maria Machado, conta a história de um curumim que pega uma arara para criar levando para sua tribo, porém no decorrer dos dias a convivência com os animais passa a ser desagradável para todos da família, descobrindo que o lugar dos animais é na floresta.

O conto traz a reflexão sobre a responsabilidade sócioambieltal que os humanos devem ter. "Folclore e Ecologia", de Fátima Abreu mostra a importância da preservação da natureza para a sobrevivência de todos os seres viventes e o folclore brasileiro. "O amigo da Onça", registro de Lindolfo Gomes trás à cena dois personagens da fauna brasileira, o lobo e a onça numa divertida estória que trata das constantes invasões do ser humano no habitat natural dos animais. O espetáculo tem direção de Dathy Bezerra.

Fragmentados em Nelson - É uma performance em homenagem ao centenário do dramaturgo Nelson Rodrigues, uma composição baseada em quatro de suas obras. Mesclando histórias de tragédias familiares e preenchendo o palco com crimes, suicídios, personagens beirando a loucura, com cenas carregadas de tragédias e humor, bem característico de Nelson Rodrigues.

No elenco Júlia Martins, Brunna Garcia, Renata Queiroz, Samuel Moreira e Dandara Ferreira. Direção de Leônidas Portella. O espetáculo tem duração de 30 minutos.

Ana-me - Espetáculo divertido e dinâmico sobre o universo feminino. Ana é uma dona de casa que não é igual nem diferente de nenhuma mulher. Sempre cheia de afazeres domésticos e, também, de desejos aprisionados. E assim segue normalmente sua vida, até que um dia se depara com um cego mascando chicletes que é capaz de despertar seus sonhos mais secretos e sufocados. Nesse momento se vê repleta de vida e liberdade. Mas como voltar pra casa e continuar a rotina?

O espetáculo tem direção coletiva do grupo Teatro das Senhoritas (SP) e conta no elenco com as atrizes Débora Zamarioli, Isis Madi e Sandra Pestana. Duração de 55 minutos com classificação para 12 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário