terça-feira, 14 de julho de 2009

ELEITORES PODERÃO SOLICITAR TÍTULO PELA INTERNET

Eleitores poderão solicitar título pela internet em agosto
O serviço estará disponível no Maranhão a partir do dia 3 de agosto.

SÃO LUÍS - A partir do dia 3 de agosto de 2009, os eleitores maranhenses poderão solicitar seu título, pedir transferência de domicílio ou fazer a revisão de seus dados eleitorais pela rede mundial de computadores através do “Título Net”. O Tribunal Superior Eleitoral começou, neste mês, a implantação do sistema em Rondônia e na Paraíba.
O 'Título Net', que já foi testado em caráter experimental pelos eleitores do Distrito Federal em 2008, agilizou, sobremaneira, o atendimento aos cidadãos, que fazem a solicitação dos serviços eleitorais preenchendo um formulário pela internet. Depois disso, o requerente deve comparecer ao cartório eleitoral, no prazo de cinco dias úteis, portando documento de identificação e comprovante de residência para efetivar o procedimento e retirar o seu documento.
Além disso, o sistema possibilita aos mesários faltosos, eleitores com alistamento após a idade limite (18 anos) e com multa eleitoral, a emissão da guia de multa. Assim, o eleitor deverá procurar a Justiça Eleitoral somente para apresentar o comprovante de pagamento da multa.
O grande diferencial deste serviço está na comodidade oferecida ao eleitor que poderá realizar seu pré-atendimento e, em algumas cidades, poderá ser atendido com data e hora marcadas. Ademias, o processo é mais confiável, tendo em vista que o próprio eleitor preenche seus dados no formulário, cabendo ao atendente da Justiça Eleitoral somente conferi-los com os documentos apresentados.
Importante
O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão informa, ainda, que o protocolo emitido após o pré-atendimento não comprova regularidade da inscrição ou a quitação eleitoral. Ele se destina, somente, a informar o número e a data da solicitação, além do prazo para comparecimento ao cartório eleitoral.
As informações são do TRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário