terça-feira, 11 de maio de 2010

Juiz cassa prefeita e vice de Fortuna-MA



A prefeita e o vice-prefeito de Fortuna, Francisca Alves dos Reis (PDT) e Farid Costa Baquil (DEM), foram cassados nesta segunda-feira pelo juiz eleitoral de São Domingos do Maranhão, Clênio Lima Correa. Ele são acusados de abuso de poder político e econômico nas Eleições 2008.
Como a pedetista foi eleita com mais de 50% dos votos válidos, o juiz determinou que a presidente da Câmara de Vereadores, Ricarda Alves Reis (PDT), filha da prefeita cassada, assuma o comando do município até que o TRE marque a data da nova eleição.
Francisca Alves (foto/TSE) venceu o ex-prefeito Raimundo Coelho (PHS) por apenas 149 votos de diferença. Ela teve 4.285 votos (50,88%) contra 4.136 votos (49,12%) do adversário.
Segundo o processo o então prefeito da cidade, Antonio Araújo Gomes (PSB), fez pagamentos de várias despesas da campanha da pedetista, a quem apoiava, com cheques pré-datados da prefeitura emitidos em setembro de 2008. Os cheques totalizaram mais de R$ 1 milhão. Além disso, ele teria contratado e demitido servidores de forma política no período da eleição, o que é proibido pela legislação eleitoral.
Antonio Gomes foi eleito em 2004 com apoio do então prefeito Raimundo Coelho, de quem era chefe de gabinete. Nas eleições passadas, ele chegou a apoiar o ex-padrinho político. Indicou o próprio sobrinho, José Alberto (PSB), para compor a vaga de vice do ex-prefeito.
No entanto, após as convenções, foi levado pelos deputados Carlos Brandão (PSDB) e Graça Paz (PDT) para uma conversa com o então governador Jackson Lago (PDT), sendo cooptado para a “Balaiada”. No dia seguinte já estava no palanque de Francisca Alves, sua principal adversária nas Eleições 2004, em Fortuna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário