quinta-feira, 17 de junho de 2010

A Anta quer crescer

Por William Fernandes
Estou quietinho no meu canto e vem um qualquer querer mexer comigo. Há dias fiz um pacto comigo de não me importar com nenhum blogueiro da cidade. Até este blog da Mirante está sentindo minha ausência. Mas tem um blogueiro que sentiu ainda mais a minha falta.
Muito boa, essa. Um amigo meu, o Alexandre Pinheiro, expôs, de maneira irônica e inteligente (VEJA AQUI), os erros de português de um certo “Anta” - que tem um blogue controlado pela oposição - e este vem querer descontar em mim. Imaginem que o pequeno “Anta”, leitor assíduo do nosso blog, passou um tempão vasculhando meus textos até ter um surto de alegria ao se deparar com três erros de digitação na matéria que escrevi acima. Ele até destacou os tais erros: (Tyraseira = traseira, gravaemente = gravemente, Masmo = mesmo.) Ele achou isso extraordinário.
Mas, o máximo que se pode esperar de quem não conhece o mínimo da língua portuguesa é justamente isso que ele fez: corrigir alguns erros de digitação, pois ortografia, pontuação, acentuação, concordância é tudo o que ele demonstra desconhecer.
Caro Anta, errar na hora de digitar é bem diferente de escrever errado pensando que está certo. Já que você cutucou, darei o troco. Não é preciso procurar muito em seus textos para encontrarmos dezenas de erros infantis. Para você, algumas palavras da língua portuguesa têm outra grafia, como por exemplo: Mas = ele escreve mais; imprensa = impressa; têm =
têem; farão = faram; irresponsável = inresponsável; salariozinho = salarinho; minorar = minorizar; audição = auditoria – neste caso, ambas estão corretas, mas têm significados diferentes e você não sabe;
Obrigado por me comparar ao grande professor Pasquale, que, por sinal, tenho a honra de dizer que o admiro muito. Apesar de estar longe de ser um Pasquale da vida (e nem o quero), não posso dizer o mesmo de você e o melhor que posso fazer é compará-lo ao seu Creisson. Ficar aqui citando seus erros gramaticais é querer tirar você desse trabalho. Esse não é o meu propósito e não sou professor para tal. Faça-o você mesmo.
Mas, (é MAS e não MAIS. Viu Anta?) com tanta coisa pra se preocupar e esse garoto me vem com essas bobagens. Santa infantilidade. Tá sem o que fazer garoto? Pegue um livro, um jornal, leia um pouco mais. Contenha o fermento do seu ego. Você ainda é muito novo pra achar que já sabe tudo, pra achar que já conquistou alguma coisa.
Tão verdinho que nem percebe que está sendo usado. Quando o calor da política passar, os que se dizem inimigos dar-se-ão as mãos e você ficará a chupar os dedinhos. Acorde para a vida, menino. Não se iluda, achando que “cuidar” de um prédio vazio de uma emissora de TV representa algum crescimento na vida profissional.
Claro que você deve estar recebendo elogios, crescendo nos conceitos daqueles que lhe dão algum “incentivo” ou daqueles que o usam como “bucha de canhão”. Cuidado! Isso pode ser um tiro no pé. Ou você esqueceu o que disse pra mim e Luis Carlos Junior, na inauguração de uma concessionária de veículos? Vou refrescar sua memória: você nos chamou e nos pediu para sermos amigos, para acabarmos com essas picuinhas que não levavam a nada. Respondemos que não tínhamos nada contra você e sim, o contrário e que era você quem vivia nos criticando em seu programa de TV. Você se desculpou e falou que falava certas coisas, como atacar ao então prefeito Magno Bacelar, a pedido do seu patrão Levi.
Quando você nos falou essas coisas, você já estava trabalhando na Band e já não criticava mais o Dr. Magno e a prefeita Danúbia. Porque? Só você pode responder.
Você lembra que bajulava todos os dias o então governador Jackson Lago? Alguém o obrigava a isso? E agora, porque bajula tanto a governadora Roseana Sarney. Teria alguma coisa a ver com quem lhe paga “irrisórios valores”? Aliás, é impressão minha ou tem algum(a) parlamentar ligado(a) ao grupo de Magno lhe dando gorjetinhas em troca de alguns elogios em seu blog? Sabes o que é incoerência? Então estude.
Achei lindo quando dissestes que “para não se corromper as mazelas do atual governo, hoje afastou-se atuando apenas” (Sic) no blog. É fantástico saber que em Chapadinha tem um jovem, de futuro “promissor”, que faz questão de ficar desempregado só para defender sua terra das garras dos gananciosos e insaciáveis políticos. Você é o cara! Merece uma estátua. É sério!
Você vai apontar em seu blog o nome do “salvador da pátria” e todos vão conduzi-lo ao poder. Você tem a força. Basta escrever e pronto! Tudo se transforma. Os governantes se derretem de medo do “plenipotenciário”. E alguém vem no seu ouvido e diz: “Caracas, você tá crescendo pra caramba! Vai lá. Mete o sarrafo ‘neles’! Nós estamos do seu lado!”. Gente dos quatro cantos do mundo se solidarizando com você. Aí pronto. Ninguém o segura mais.
Mas enquanto isso não acontece, vai pegando firme. Saia por aí flagrando e mostrando todos que desrespeitam as Leis, desde que estes sejam apenas de um determinado lado. Por favor, não toque nos caminhões madeireiros sem placa e irregulares. Como você não tem patrão e, conseqüentemente não recebe salário, vá até o delegado e peça dinheiro a ele. Depois diga: “uma mão lava a outra ‘né’ Dr.? Vá até o juiz do TRT e cobre um singelo “incentivo” por uma reportagem. Vá a uma boate, entre sem pagar e peça dinheiro ao próprio dono da boate (mesmo sem gostar dele) para comprar a cerveja. É melhor pedir do que roubar.
Reflita: bater na mesma tecla a todo o instante pode desgastá-la e torná-la sem efeito.
Outra coisa: como você recebe “incentivos” para perseguir a prefeita Danúbia e o ex, Dr. Magno Bacelar, preocupe-se apenas com eles. Deixe-me de lado. Pare de andar falando mal de mim por onde você passa. Você me critica para todos, principalmente para as mulheres. Fala até das minhas fotos, dizendo que são editadas no photoshop. Porque essa preocupação, garoto? Trilhe seu caminho que trilharei o meu. Procure se relacionar bem com todos, não apenas com o seu grupo político, pois a cidade é pequena e volta e meia você se vê num mato sem cachorro, todo desconfiado. Quem tem telhado de vidro, não joga pedra no telhado dos outros. Acorde para a vida, garoto!
Só pra não perder o costume, veja quantos errinhos você cometeu no texto dedicado aos meus erros. Veja a sua matéria e os erros grifados. Não sou professor, mas conheço o mínimo da nossa língua. Agora, chame um professor, amigo seu, para dar uma olhadinha nos meus textos e os corrija. Ficarei grato.
Leia abaixo, a matéria publicada pelo Anta em seu blog. Logo no primeiro parágrafo ele se contradiz:
Gente, quero dizer que é lamentável o que acontece em nosso município e que para mim não interessa perder meu tempo, assim como ocupar o tempo dos meus queridos internautas com picuinhas e falatórios referentes à pessoa que não influem e nem contribuem, mais tem coisas ??? não da para ficar calado.Pessoas que não tem nenhum compromisso com o povo, levando em conta apenas irrisórios valores recebidos mensalmente, não se conformam com nossa aceitação, a admiração dada pelos internautas tanto de Chapadinha como de várias partes desse país, e principalmente com nossa linha editorial independente e que leva em conta a veracidade dos fatos.Essas pessoas que insistem em bajular seus PATRÕES e ocultar a situação desastrosa em que vive nosso município, tentam de todas as formas minorizar nossa imagem, pena que isso não acontece.Com o passar dos dias ganhamos cada vez mais credibilidade, nos tornamos um verdadeiro símbolo de luta em defesa dos direitos e respeito ao nosso povo.Sem ter o que falar, afinal de contas todos conhecem o passado desses ditos “profissionais”, assim como as lamentáveis atitudes do dia a dia, apela-se para todos os meios, até que surge do nada o professor “PASQUALE” do governo Magno Bacelar.Não é brincadeira, um moderador de um dos blogues controlados pelo atual governo desse município se deu ao luxo de criticar há várias pessoas a forma que escrevo, alegando faltar coerência em minhas palavras, assim como haver grandes erros ortográficos.É, se formos corrigir o que muitos escrevem em nossa cidade vai faltar borracha e papel. Um exemplo são essas “poucas” palavras escritas impecavelmente de maneira correta, isso em uma única postagem de poucas linhas. (Clique AQUI e veja a matéria na página citada, só espero que o mesmo não altere rapidamente o texto original).Vamos lá:
Tyraseira, gravaemente, Masmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário