domingo, 3 de julho de 2011

Corpo de Itamar é recebido com aplausos em Juiz de Fora (MG)


Velório de Itamar Franco

Foto 4 de 47 - Dezenas de pessoas foram à Câmara de Juiz de Fora (MG) acompanhar o velório do ex-presidente Itamar Franco Mario Ângelo/Sigmapress/AE
O corpo do ex-presidente e senador Itamar Franco, morto no sábado (2), chegou na Câmara de Juiz de Fora às 11h15 deste domingo (3) e foi recebido com honras militares. Em um primeiro momento, o velório será fechado apenas para famíliares, amigos e políticos. Em seguida, será aberto à população que já se aglomera nas proximidades da Câmara Municipal.

No percurso do aeroporto de Juiz de Fora até a região central da cidade, onde acontecerá o velório, várias pessoas aplaudiram a passagem no corpo do ex-presidente, que foi transportado em um caminhão do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. O cortejo também foi recebido sob aplausos das pessoas que formam fila para prestar uma última homenagem ao ex-presidente.
O corpo de Itamar deixou o hospital Israelita Albert Einstein em direção ao aeroporto de Congonhas, em São Paulo, por volta de 7h30 deste domingo (3).
Além do vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), aterrissou em Juiz de Fora por volta das 11h45  a comitiva do presidente do Senado, José Sarney (PMDB), com diversos senadores, inclusive Fernando Collor (PTB). Eles foram recebidos pelo senador Aécio Neves (PSDB).
O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva também participa do velório em Juiz de Fora. Ele viajou para Minas Gerais acompanhado pelo presidente do PT, Rui Falcão, pela senadora Marta Suplicy (PT-SP) e pelo líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira (SP).
Na segunda-feira o corpo será transladado para Belo Horizonte, onde receberá honras fúnebres como ex-governador de Minas Gerais, no Palácio da Liberdade. Em seguida, o corpo de Itamar será cremado em cerimônia reservada à família. 
O senador e ex-presidente Itamar Franco (PPS-MG) morreu por volta de 10h de sábado no Hospital Israelita Albert Einstein onde estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento de leucemia.

Relembre a trajetória política de Itamar Franco em fotos

Desde o dia 21 de maio, o ex-presidente estava internado para tratamento da doença. Seu estado de saúde piorou na sexta (01), quando passou a respirar com a ajuda de aparelhos. A morte aconteceu em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC) seguido de coma.
Homenagens
A presidente Dilma Rousseff decretou luto oficial de sete dias pela morte de Itamar Franco e confirmou que participará do velório em Juiz de Fora.

Segundo fontes da Presidência da República, Dilma Rousseff telefonou para Henrique Hargreaves, ex-ministro da Casa Civil de Itamar e um dos melhores amigos do senador, oferecendo o Palácio do Planalto para que a família velasse o corpo do ex-presidente. Porém, Hargreaves informou que Itamar havia instruído a família para que seu corpo fosse velado em Juiz de Fora e cremado em Belo Horizonte.
“O Itamar sempre dizia que quando morresse não era para ficar com o corpo dele rodando pelo país. Era para mandar direto para o Juiz de Fora”, disse Hargreaves.

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), organizou uma comitiva de parlamentares para acompanhar as cerimônias de despedida em Minas Gerais. A comitiva deve sair de Brasília na manhã deste domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário