sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Governos trabalham ações para áreas turísticas


A união entre os Governos Federal e Estadual no Plano de Desenvolvimento Sustentável da Região Turística do Meio-Norte proporcionou um espetáculo de civismo e democracia em Barreirinhas e Chapadinha, dois municípios maranhenses que receberam representantes de todos os Ministérios e das Secretarias do Governo do Estado do Maranhão, sob a coordenação do secretário Francisco Escórcio.
Na abertura dos trabalhos em Chapadinha, na manhã desta quinta-feira (6), na Faculdade do Baixo Parnaíba (FAP), localizada no centro do município, Escórcio ressaltou a importância da parceria entre os governos estadual, na pessoa da governadora Roseana Sarney, e federal, em nome do presidente Luís Inácio Lula da Silva, disse Escórcio.O secretário foi duro em sua colocação e disse que, entre as necessidades, não abrirá mão do aeroporto de Barreirinhas, e ainda solicitou a inclusão de quatro municípios no Plano, os quais servirão de entrada da região: Itapecuru-Mirim, Vargem Grande, Presidente Vargas e Nina Rodrigues. O pedido já foi oficializado.As audiências públicas, realizadas em ambos os municípios, terça (4) e quinta-feiras (6) ocorreram com a participação de representantes da população, membros de sindicatos, prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, representantes de entidades, de diretórios políticos, entre outros. Os grupos foram divididos por diretrizes e todas as demandas foram anotadas e formalizadas posteriormente.Segundo Júlio Miragaya, representante do Governo Federal e coordenador do Plano, as demandas sistematizadas serão encaminhadas em documento formal ao presidente Lula e aos governadores dos estados envolvidos, Maranhão, Piauí e Ceará, para lançamento em outubro ou novembro deste ano. Os debates tinham início às 8h e encerravam às 20h, sendo que à tarde aconteciam as audiências com os grupos.Participação
Em Chapadinha, por agregar um maior número de municípios, o auditório ficou superlotado. A população deixou claro que, se parte das solicitações forem atendidas, todo o Maranhão será beneficiado. "Ações estas que já foram contempladas de imediato com a presença dos representantes dos órgãos envolvidos, tanto do Governo do Estado como do Governo Federal", frisou Francisco Escórcio.
Participaram ainda Magno Bacelar, gestor de Programas Especiais do Governo do Estado; Jones Braga, secretário adjunto da Secretaria de Coordenação Política e Articulação com os Municípios; a prefeita de Chapadinha, Danúbia Carneiro; Alan Monteles, representante da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/Chapadinha); e Waldir Abreu, representando o setor dos Trabalhadores. O gerente de Infraestrutura e Ordenamento Territorial da Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável (consórcio interestadual entre Maranhão, Piauí e Ceará), Jayme Silva Coelho, também esteve presente. O presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Chapadinha, Dulcivaldo Veras dos Santos, participou dos debates e fez reivindicações para a área da saúde, em Chapadinha. "Nós atendemos a 14 municípios com um único hospital e precisamos também de qualificação para os profissionais", disse Dulcivaldo Abreu.A prefeita Danúbia Carneiro agradeceu o empenho da governadora Roseana Sarney e do secretário Francisco Escórcio. "Por eles nos ter proporcionado um evento de tamanha grandiosidade. E graças a eles, se antes precisávamos ir até Brasília para discutir assuntos como esses, hoje eles vêm até nós, o que representa um grande avanço para o nosso estado", destacou Danúbia Carneiro.Magno Bacelar salientou que os três governos reunidos no evento, municipal, estadual e federal, têm um grande impacto para a viabilização das melhorias propostas. "Destacamos a contribuição da governadora Roseana Sarney e do secretário Francisco Escórcio, ele que também tem uma história de luta dentro e fora do Maranhão", disse Magno Bacelar.O desenvolvimento do turismo na região do Plano de Desenvolvimento Sustentável da Região Turística do Meio-Norte é visto como a grande oportunidade para o desenvolvimento econômico e social das regiões contempladas, as quais se caracterizam por carência de infraestrutura e de oportunidades de crescimento e desenvolvimento econômico.Um dos principais riscos para o turismo é relativo à degradação da paisagem, sendo que a integração física dos destinos ‘Jericoacoara/Delta do Parnaíba/Lençóis Maranhenses’ requer uma cuidadosa avaliação da capacidade de suporte ambiental. As ações discutidas em Chapadinha alcançarão também os municípios de Mata Roma, Milagres do Maranhão, São Bernardo, Brejo, Magalhães de Almeida, Buriti, Urbano Santos, Afonso Cunha, Santa Quitéria do Maranhão, Belágua, Anapurus e São Benedito do Rio Preto.John Jacinto, gerente da unidade do Sebrae em Chapadinha, informou que o órgão tem se esforçado para fazer a sua parte e contribuir para o desenvolvimento das regiões. Ele citou, por exemplo, o trabalho que está sendo feito com o comércio varejista e com o setor ovinocaprino. "Já começamos a melhorar o atendimento em várias áreas e estamos também envolvidos com o projeto dos territórios da cidadania", destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário