quarta-feira, 23 de março de 2011

Margno Bacelar participa de reunião do Conselho Indigenista do MA


Representando a Assembleia Legislativa do Estado, o deputado estadual Magno Bacelar (PV) participou na manhã desta terça feira (22) da primeira reunião ordinária do Conselho de Educação Escolar Indigenista do Maranhão do ano de 2011.
O evento, organizado pela Secretaria de estado de Educação, acontece no Hotel Praia Mar, em São Luís. Além do deputado, estavam presentes a secretária de Educação, Olga Simões, o secretário Estadual de Desenvolvimento Social, Chico Gomes, a secretária Estadual de Direitos Humanos, Luiza Oliveira, o promotor de Justiça Dr. Cláudio Cabral Marques e diversas lideranças indígenas de todo estado.
Em seu discurso, Magno Bacelar manifestou contentamento em participar do evento representando sua casa legislativa. O deputado afirmou estar honrado em tratar de assunto tão importante que é a educação de qualidade para os povos indígenas do Maranhão.
Para o deputado, a partir do momento que se trata a questão indígena com prioridade, se enaltece esses povos que tem valor imprescindível para a história de nosso país.
Magno Bacelar afirmou conhecer de perto a realidade dos povos indígenas maranhenses e enalteceu as ações da governadora Roseana Sarney em benefício deles. Ele afirmou que, ao lado da governadora, as ações do Deputado Chico Gomes, então Superintendente do NEPE, levaram inúmeros benefícios para as comunidades indígenas, como a eletrificação rural.
Bacelar lembrou ainda que a governadora Roseana Sarney foi a responsável pelo asfaltamento da BR 226, beneficiando os povos indígenas dos municípios de Barra do Corda e Grajaú e que tais ações significaram avanço e progresso para essas comunidades.
Ao citar a secretária de Educação Olga Simões, o deputado prontificou-se a participar das reuniões e tornar-se um defensor incansável das causas relacionadas à educação indígena.
Magno Bacelar enalteceu a presença do Ministério Público, representado pelo Dr. Cláudio Marques Cabral. Para o deputado, a experiência do promotor que conviveu por anos junto às comunidades indígenas da região de Barra do Corda, durante sua permanência à frente da comarca, são de fundamental importância para o bom andamento dos trabalhos do Conselho.
Magno Bacelar conclamou a todos para adotar o diálogo como ferramenta e que as manchetes negativas nos jornais relacionadas aos índios tornem-se páginas viradas, pois, segundo ele, governo e sociedade desejam o bem estar das comunidades indígenas em seu habitat natural, convivendo em equilíbrio, mantendo sua cultura e com melhoria de qualidade de vida.
Ao final de sua intervenção, o deputado enfatizou que, nas pretensões da governadora Roseana Sarney de fazer o melhor governo de sua vida, a melhoria das condições de vida dos povos indígenas com certeza é uma de suas maiores prioridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário