sexta-feira, 24 de maio de 2013

Maioria do PMDB na Câmara assina pedido de CPI da Petrobras


Principal sócio do PT no governo federal, o PMDB aderiu em massa ao pedido de CPI protocolado na última semana na Câmara dos Deputados para investigar operações financeiras e comerciais da Petrobras. O requerimento, apresentado pelo deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG) foi assinado por 52 dos 82 parlamentares peemedebistas da Casa, equivalente a 63,4% da bancada.
O pedido de abertura da comissão de inquérito foi protocolado na Secretaria-Geral da Mesa Diretora da Câmara no dia 16 de maio, poucas horas após os deputados concluírem a votação da MP dos Portos, marcada por embate entre governo e PMDB. Em meio à apreciação da proposta, o governo conseguiu derrubar uma emenda encabeçada pelo líder Eduardo Cunha (RJ) que tentava alterar pontos do projeto do Executivo, mas a relação ficou desgastada.
Deputados no plenário da Câmara durante a votação da MP dos Portos, quando foram coletadas assinaturas para criação da CPI dos Petrobras (Foto: Zeca Ribeiro/Ag. Câmara)Deputados no plenário da Câmara durante a votação da MP dos Portos, quando foram coletadas assinaturas para criação da CPI dos Petrobras (Foto: Zeca Ribeiro/Ag. Câmara)
O autor do requerimento começou a coletar as assinaturas para a CPI durante a votação da MP. Quintão conseguiu a adesão de 120 deputados da base governista e 76 da oposição. Outros três parlamentares do PSD, partido que se declara independente em relação ao governo, apesar de ocupar uma cadeira na Esplanada dos Ministérios, também assinaram o documento.
Até mesmo líderes de partidos que integram a base aliada da presidente Dilma Rousseff subscreveram o documento. O requerimento apresentado por Quintão contém a assinatura do deputado André Moura (SE), líder do PSC, e Jovair Arantes (GO), que lidera a bancada do PTB.
Não há diálogo da Petrobras com o Congresso."
Leonardo Quintão,
que pediu a CPI
PP, partido que também integra a base do governo e comanda o Ministério das Cidades, contribuiu com 26 assinaturas, o que representa 70% de sua bancada na Casa. Nove parlamentares do PR assinaram o documento - 20,9% da bancada.
O partido ocupa a cúpula do Ministério dos Transportes, que detém um dos maiores orçamentos da Esplanada. Já o PT, partido da presidente Dilma Rousseff, não aderiu à iniciativa de Leonardo Quintão.
Três dos 26 deputados do PSB, partido do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, apoiaram a criação da CPI. Campos é possível candidato à Presidência da República, nas eleições de 2014.
No documento em que descreveu os motivos que o levaram a propor a CPI, o deputado do PMDB justificou que o objetivo será apurar diversas denúncias contra a Petrobras reveladas pela imprensa nos últimos meses. Entre as operações sob suspeita da estatal, ressaltou Quintão, está a compra e venda de ativos envolvendo a refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. O negócio teria provocado um prejuízo bilionário à petrolífera brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário