quinta-feira, 9 de junho de 2011

Magno Bacelar e Tatá Milhomem protocolam juntos pedido de criação do município de Manoel Milhomem

Magno Bacelar e Tatá Milhomem recebem comissão
 pró-emancipação do Povoado Manoel Milhomem


Os deputados Magno Bacelar PV) e Carlos Alberto Milhomem (DEM) protocolaram, na manhã desta quarta-feira (8), requerimento solicitando a criação do município de Manoel Milhomem, a ser desmembrado do município de Barra do Corda. A área a ser emancipada hoje compreende os povoados de Cajazeira BR, que fica a 30 quilômetros de Barra do Corda e onde deverá funcionar a sede do município e mais cerca de 20 localidades circunvizinhas.

O nome do novo município é uma homenagem póstuma ao ex-prefeito de Barra do Corda Manoel Milhomem, que teve atuação destacada na condução do município e que foi um dos responsáveis pelo desbravamento da área que pleiteia emancipação. O homenageado é avó do deputado Tatá Milhomem, um dos signatários da proposição.

Ao demonstrarem apoio à proposta, os parlamentares observaram as condições favoráveis que a região reúne. Segundo dados apresentados pela comissão pró-emancipação a população estimada da região é de cerca de 9.000 habitantes, apresenta comércio forte e diversificado além de vocação agrícola e pecuária caracterizados também por assentamentos do INCRA  e do ITERMA.

Participaram do ato de entrega do requerimento na Assembleia Legislativa membros da comissão pró- emancipação, o vice-prefeito de Barra do Corda Aristides Milhomem, também neto de Manoel Milhomem, o vereador Aldo Andrade, o ex-vereador Wilson Silva e a ex-vereadora Marta, o presidente da Associação Comercial de Barra do Corda, o empresário Villar, além do líder político Paulinho Bandeira.

Uma comissão composta por Magno Bacelar e Tatá Milhomem, além do deputado Antonio Pereira que também apóia a criação do município mas encontra-se em Brasília, visitará nos próximos dias a região para verificar in loco as potencialidades da região e justificar a proposição.
Até o final da manhã desta quarta-feira (8) foram protocolados 54 requerimentos de criação de novos municípios. O prazo para pleitear emancipação, que é de 30 dias, encerra no próximo dia 11 (sábado), às 18h.

Segundo o coordenador do Grupo de Trabalho responsável pelo estudo de viabilidade técnica para a criação de novos municípios, Nilton Calado, a estimativa é que esse número ultrapasse 60 pedidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário