quarta-feira, 25 de maio de 2011

Isaías e o Dilema do Líder Caseiro

Independente das alternativas dos demais grupos políticos de Chapadinha,  já é bem claro que só existe uma possibilidade de o ex-prefeito Isaías Fortes sair vencedor no próximo pleito: lançar a filha Isamara e esta se eleger.

O leitor que acompanha os bastidores da política pode estranhar a afirmativa, principalmente porque o próprio Isaías tem sustentado que sua candidata é a empresária Ducilene Belezinha. Embora as últimas decisões do ex-prefeito possam sugerir grande resistência em apoiar alguém que não seja filhos ou esposa – vale, aqui, lembrar o aconteceu com o cunhado Vagner Pessoa, que mesmo tendo sido leal a Isaías na eleição municipal, foi preterido como candidato a deputado estadual em função da mesma Isamara, dividindo votos e impossibilitando a eleição de tio e sobrinha – é possível até que a candidata seja mesmo a empresária Belezinha.

Sendo Belezinha a escolhida e eleita, isso necessariamente não significa vitória de Isaías. Explico.

Belezinha entra em jogo como uma tentativa de reverter a imagem do grupo ligada a péssimas administrações, atrasos de salário do funcionalismo de até 9 meses e ,ainda, o trato intolerante com o movimento social organizado e setores de contestação.

Se nem sempre a organização empresarial privada é sinal de boa administração pública, dificilmente Belezinha ou qualquer aliado (que não os filhos ou esposa) consentirão o mando irrestrito de Isaías.

Resumindo: mesmo elegendo qualquer candidato Isaías estará abdicando do controle e liderança absolutos que ele tem exercido na política de Chapadinha ao longo de duas décadas, dentro do grupo. De outro lado, mesmo saindo derrotado eleitoralmente com a filha, sua liderança interna e a conseqüente valorização do cacife eleitoral em nível estadual estariam preservadas.

Por isso a decisão do ex-prefeito não é tão simples e quem atuar na política local sem levar isso em conta poderá incorrer em grave erro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário