quarta-feira, 18 de maio de 2011

POLICIAIS MILITARES REFORMADOS ASSUMIRÃO A SEGURANCA DO FÓRUM DE CHAPADINHA

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Jamil Gedeon, anunciou os resultados da seleção que designou 45 policiais militares da reserva remunerada para prestarem serviços de vigilância nos edifícios-sede das comarcas. Até o final do ano, o Tribunal deve selecionar cerca de 200 policiais para o serviço de vigilância dos fóruns no interior do Estado.

A relação dos policiais e das comarcas foi divulgada na Portaria n º 2355/2011. A medida foi possível por meio de convênio celebrado entre o Tribunal de Justiça, Corregedoria e a Secretaria de Segurança Pública do Estado, alinhavado pelo desembargador Jamil Gedeon no início da gestão, com o objetivo de garantir policiamento para os fóruns judiciais, diante dos casos de assalto e arrombamento que têm ocorrido nessas unidades e as ameaças sofridas por juízes.

Uma das comarcas beneficiadas é Rosário (a 45 km de São Luís), que teve o fórum invadido na semana passada. Três desses policiais já estão atuando naquela cidade. As outras comarcas que vão receber policiais são: Paço do Lumiar; São José de Ribamar; Raposa; Açailândia; Alcântara; Cândido Mendes; Cantanhede; Cedral; Chapadinha; Araioses; Codó; Govenador Nunes Freire; Humberto de Campos; Igarapé Grande; Imperatriz; Itapecuru; Maracaçumé; Penalva; Pindaré; São João Batista; Santa Inês; Viana; Zé Doca, além do prédio da Justiça Militar.

O tenente-coronel Pedro Ribeiro, chefe do gabinete militar do TJMA, informou que a seleção dos policiais da reserva foi feita com base nos critérios de boas condições físicas, psicológicas, capacidade laboral, bom comportamento na ativa, dentre outras exigências.

O oficial ressaltou que o convênio é importante neste momento, pois é uma forma de melhorar a segurança pública nas comarcas. "É a oportunidade de colaborar para suprir a deficiência de policiais efetivos no interior, ao mesmo tempo em que proporciona aos policiais da reserva atuarem novamente no policiamento preventivo", afirmou.

No dia 20 de maio, no Quartel do Comando da Polícia Militar (Calhau), haverá uma reunião com todos os policiais designados, que receberão novo fardamento e orientações acerca da apresentação ao juízes nas comarcas, que deverá ocorrer no dia 23 deste mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário