terça-feira, 17 de maio de 2011

Sarney Filho promete emenda para diques e barragem na Baixada

O coordenador da bancada maranhense na Câmara Federal, deputado Sarney Filho (PMDB) prometeu nesta segunda-feira (16), ao participar da instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Baixada e do Litoral Norte Maranhense, que vai mobilizar todos os colegas parlamentares para liberar as emendas de bancada do governo federal, para possibilitar a execução dos projetos de construção dos “Diques da Baixada” e da Barragem do Rio Maracu.
O projeto “Diques da Baixada” prevê a construção de 50 km de diques de 2 metros de altura, para conter a água salgada para os campos, permitindo a retenção de água doce por cerca de seis meses. Hoje, esse prazo é de, no máximo, quatro meses. A obra viabilizará, também, projetos de pecuária, agricultura irrigada e piscicultura e evitará o problema das enchentes, que deixam milhares de moradores desabrigados todos os anos.
A construção da barragem no Rio Maracu, em Cajari, impedirá a salinização do Lago de Viana durante a estação seca, que se estende de agosto a dezembro, e aumenta a disponibilidade hídrica para Viana, Cajari e Penalva. “Essa iniciativa da Assembleia Legislativa haverá de saldar essa dívida imensa que todos nós temos para com os pequeninos residentes na Baixada e do Litoral Norte Maranhense”, afirmou Sarney Filho.
Da mesma opinião compartilha o deputado federal Luciano Moreira (PMDB). Na opinião do parlamentar, a Assembleia está construindo, juntamente com a governadora Roseana Sarney (PMDB), um caminho para realmente resgata as intervenções necessárias e melhorar as condições de vida da população da Baixada e do Litoral Norte do Estado do Maranhão.
Luciano confessou que ficou constrangido, pelos indicadores sociais dos 21 municípios da Baixada Maranhense, expostos durante a palestra do secretário da Casa Civil, Luis Fernando Silva. “Qualquer modificação desse quadro tem que passar por oportunidades. A governadora e a bancada maranhense na Câmara Federal estão se mobilizando para este fim”, promete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário