domingo, 10 de abril de 2011

Prefeita reune-se com camelôs e moto-taxistas para discutir novos locais de trabalho


Domingo, 10 de abril de 2011 Na sexta-feira, dia 8, no final da tarde, a Guarda Municipal acompanhou uma equipe da prefeitura de Chapadinha para a retirada dos postos de moto-taxi colocados em vários pontos da cidade. Camelôs e vendedores de lanches que trabalham em barracas construídas em espaços públicos, também foram retirados de seus locais, por orientação do Ministério Público. Por conta disso, a prefeita, convocou uma reunião no mesmo dia, às 19h, no auditório da prefeitura, para esclarecer os motivos da ação realizada pela equipe e discutir soluções para o problema. A reunião, que contou com presença de Danúbia Carneiro, do vereador Antonio Peroba, do secretário de Turismo Onésimo Garreto e do chefe da Guarda Municipal Kerley Pimentel, teve a participação de mais de 50 moto-taxistas, camelôs e vendedores de lanches que atuam em locais públicos. Kerley abriu a reunião dizendo: “Ninguém aqui é contra vocês. Estamos apenas seguindo uma determinação”. Ele frisou isso porque estão espalhando boatos na cidade de que a prefeita e o chefe da guarda municipal estariam impedindo pais de famílias de trabalharem. Um dos moto-taxistas questionou a explicação de Kerley, dizendo que o Ministério público teria dado um prazo de 30 dias e ele respondeu: “Vamos ser sinceros. Você foi um dos que participou juntamente com outras pessoas, da reunião com o promotor e sabe que ele não deu prazo de 30 dias e nem de cinco dias. Ele não deu prazo nenhum”, dando entender que a retirada deveria ser feita imediatamente.

O vereador Peroba, lembrou que há 31 anos trabalha como camelô e que esta é uma das classes mais perseguidas e que deveriam fazer “vista grossa” para que todos possam ter o seu sustento, evitando que os filhos não saiam das escolas e depois não saiam assaltando nos bairros. Disse ainda, que os moto-taxistas estavam sendo discriminados, pois eles também precisam de um ponto para trabalharem. A prefeita esclareceu que estava solidária a todos eles e que não poderia deixar de cumprir determinações judiciais. Danúbia dividiu o grupo em dois, para que fossem discutidas opções de locais para a realocação dos trabalhadores.

Os moto-taxistas foram ao gabinete, enquanto os camelôs e os vendedores de lanches ficaram no auditório. No gabinete, todos ficaram bem à vontade com a prefeita, tanto que um deles, conhecido como Jaburu, participou da reunião, sentado na cadeira da prefeita. "Ela é minha amiga. Carreguei Danúbia de moto-taxi desde quando ela fazia festas na Quadra do Fac", disse Jaburu. Depois de mais de meia hora de conversa em ambas as reuniões, todos saíram satisfeitos com as propostas e esperam serem acatadas pelo Ministério Público. Um dos pontos sugeridos, tanto pelos moto-taxistas quanto pelos camelôs, foi a liberação do estacionamento da Avenida José Caetano, ao lado da Praça da Bíblia, para que sejam instaladas barracas padronizadas e postos de moto-taxi. Outro ponto solicitado pelos trabalhadores foi no canteiro da Avenida Senador Vitorino Freire, na frente das futuras instalações da Caixa Econômica Federal. Danúbia chegou a oferecer outras opções, como a rua (beco) que fica ao lado do Bar do Maranhão, mas houve rejeição. Os camelôs disseram que ali não haveria movimento, mesmo estando ao lado da Praça da Bíblia e próximo aos bancos do Brasil e do Nordeste.

A reunião terminou com todos satisfeitos com a disposição da prefeita em ajudá-los. Danúbia disse que quer ver os moto-taxistas mais unidos (existem 3 grupos) e garantiu que vai comprar coletes mais apropriados e oferecer um o ponto para a instalação de uma sede. Nesta terça haverá mais uma reunião, desta vez, com o Ministério Público, para a apresentação das propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário