terça-feira, 8 de maio de 2012

Executivos da Suzano apresentam projeto de pellets para diretores da Fiema

Na explanação, os diretores da casa foram apresentados ao projeto da fábrica da Suzano Energia Renovável e informados que o Senai treinará mão de obra na região do empreendimento
Publicação: 08/05/2012 15:51
Executivos da Suzano Energia Renovável estiveram na Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) para apresentar o projeto da fábrica de pellets de madeira aos diretores da casa. Na apresentação, eles informaram que a empresa está no Maranhão desde os anos 80, pesquisando a melhor forma de adaptar o eucalipto ao clima e solo da região do Baixo Parnaíba. O investimento para unidade industrial é de R$ 650 milhões.

O projeto, que inclui a construção de uma planta industrial, tem reservas florestais próprias e visa atender o mercado europeu de geração de energia termoelétrica, que hoje está substituindo o carvão mineral por pellets de madeira, como os que serão produzidos no Maranhão.

O combustível, à base de biomassa produzido pela Suzano Energia Renovável, serão os pellets. Trata-se de uma fonte renovável de energia, uma das principais vantagens é contribuir com a redução da emissão de gases do efeito estufa quando comparados à queima de carvão mineral.

O presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves agradeceu a iniciativa da Suzano de apresentar o projeto aos diretores da casa. "É muito importante para a Fiema entender melhor os novos empreendimentos previstos no estado e este projeto da Suzano Energia Renovável terá um impacto interessante na economia estadual, não só por abrir um mercado inteiramente novo, mas também por incluir um produto, os pellets, na pauta de exportação maranhense", disse.

Na ocasião, Baldez informou ainda que o Sistema Fiema - formado pela Federação, Sesi, Senai e IEL - está participando da instalação do projeto pela preparação de mão de obra. "O Senai, por meio do programa Capacitar, fará cursos de capacitação para 1.060 alunos na área de construção civil. Os convênios já foram assinados com as prefeituras de Chapadinha, Urbano Santos e São Benedito do Rio Preto e o processo seletivo de professores já está em andamento", finalizou o presidente da Fiema.

Projeto
Segundo o gerente executivo industrial da Suzano Energia Renovável, João Gonchorosky, a planta industrial, que será construída em Chapadinha, deverá entrar em operação em abril de 2014. "Teremos reserva florestal de aproximadamente de 80 mil hectares com plantio de eucalipto para fornecer matéria-prima à fábrica, evitando os riscos de desabastecimento e flutuação de preços enfrentados por nossos concorrentes", afirmou o executivo.

"A capacidade da planta industrial é para produzir 2 milhões de toneladas em pellets e o projeto deverá gerar até 1.750 empregos diretos nas florestas e na planta industrial", completou.

Gonchorosky, disse ainda que o projeto será autossuficiente em energia elétrica por meio da queima de biomassa com capacidade de gerar 50 megawatts e explicou o processo de produção da planta industrial.

"Usamos os primeiros sete metros dos eucaliptos para produção dos pellets. Picamos, secamos, moemos e prensamos a madeira visando obter maior valor energético com a mesma massa, o que viabiliza o transporte dos pellets para grandes distâncias. Depois de pronto, o produto é transportado por rodovia até o Porto do Itaqui e exportado", explicou

Nenhum comentário:

Postar um comentário