segunda-feira, 14 de maio de 2012

Prefeitura de Chapadinha inaugura Unidade Básica de Saúde na Zona Rural

 

 

As cinquenta famílias que residem no povoado Mangueira, bem como as 23 comunidades vizinhas, foram contempladas, no dia das mães, com uma moderna Unidade Básica de Saúde, inaugurada na tarde de ontem (13), pela Prefeitura de Chapadinha.

 

Antes os moradores dessa região eram obrigados a buscarem atendimento médico no município de Afonso Cunha ou, quando nos casos mais graves, percorrerem mais de 40 km, de estradas vicinais,para serem atendidos em Chapadinha.

 
Agora com a Unidade Básica de Saúde Maria Júlia, construída ao lado da Unidade Escolar Miguel Alves Pereira, as famílias da zona rural terão acesso gratuito e humanizado aos atendimentos nas áreas de odontologia, pediatria, ginecologia, enfermagem e clínica geral.



A obra é uma parceria entre a Prefeitura de Chapadinha e o Governo do Estado. A solenidade de inauguração aconteceu em frente à escola do povoado, reformada recentemente. Além da comunidade do povoado Mangueira, participaram do evento os moradores das localidades Macajuba, Campo Redondo, Monte Alegre, Brejo Dantas, Carnaubal, Boa Vista, Cipó, Borralho, Cana Brava, Santa Rita, Sangue entre outras. Prestigiaram ainda a solenidade, a prefeita de Chapadinha, Danúbia Carneiro; o deputado estadual Magno Bacelar; os vereadores França Nilo e Jorge ACS; o Gestor Regional de Educação, Janio AyresTeles; a secretária municipal de saúde, Maria José Coutinho e demais convidados.


 
A Unidade Básica de Saúde Maria Júlia, terá à disposição, cinco profissionais, sendo um médico, um dentista, uma enfermeira e duas técnicas em enfermagem. Dotada de uma moderna infraestrutura, o posto conta ainda com sala de esterilização, três consultórios (médico, odontológico e de enfermagem), farmácia, sala de pesagem, sala de vacina, uma ampla sala de espera, recepção, almoxarifado, depósito, cozinha e seis banheiros, dois deles, adaptados para portadores de necessidades especiais. 


 
Em entrevista ao Ações e Destaques, a prefeita Danúbia Carneiro ressaltou que esta unidade básica de saúde é resultado de uma emenda parlamentar do deputado Magno Bacelar. “Eu só tenho a agradecer primeiro a Deus por ter me dado forças para trazer à região essa unidade básica de saúde, agradecer ao deputado estadual Magno Bacelar; a Governadora Roseana Sarney e ao secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad e dizer que essa é uma conquista do povo e da região da Mangueira,” afirmou a prefeita.



Já o deputado Magno Bacelar, parabenizou a prefeita  pelo empenho na execução desta e de outras obras no município de Chapadinha. “Sinto-me muito feliz por ser um deputado que está conseguindo ajudar o município de Chapadinha, por meio da prefeita Danúbia Carneiro, ela está executando muito bem os projetos no município e, esta unidade básica de saúde é uma grande prova disso,” finalizou o deputado. 




A secretária municipal de saúde, Maria José Coutinho, informou que as próximas Unidades Básicas de Sáude a serem inauguradas no município de Chapadinha, são as do Bairro Terras Duras e Cohab.

Nenhum comentário:

Postar um comentário