quarta-feira, 9 de maio de 2012

Por causa de clipe, Neymar pode ter que prestar depoimento por racismo

Por SporTV.com Rio de Janeiro e São Paulo
Por causa de sua participação no clipe da música "Kong", do cantor Alexandre Pires, Neymar deve ter de prestar um depoimento ao Ministério Público Federal (MPF). No vídeo, o atacante do Santos aparece vestido com uma roupa de gorila.
No dia 26 de abril, a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), ligada à Presidência da República, fez uma denúncia ao MPF contra Alexandre Pires. O ouvidor Carlos Alberto Silva Júnior escreveu em sua denúncia que o clipe apresenta os negros na "condição de ser inferior", que "não se desenvolveu a ponto de se tornar ser humano".
Alexandre Pires já prestou esclarecimentos, na sede do MPF de Uberlândia, cidade mineira onde mora. Além do cantor e de Neymar, o funkeiro Mr. Catra também participa do vídeo vestido como gorila. Para o ouvidor, o fato de serem negros não ameniza o preconceito do clipe.
"Não entendo como ídolos que conseguiram superar suas condições sociais se prestam a um papel desses", escreveu Silva Júnior no processo.
O comentarista da rádio CBN Carlos Eduardo Éboli não considerou a imagem de Neymar, Alexandre e Mr. Catra vestidos de gorilas como racismo.
- É uma brincadeira. Para mim, não faz sentido. São dois cantores negros com um jogador negro. E todos levam na brincadeira. Foi um exagero - disse, no "Redação SporTV".
Neymar e Alexandre Pires, em clipe, com fantasia de macaco (Foto: Reprodução)Neymar e Alexandre Pires se fantasiaram de gorilas em clipe (Foto: Reprodução)

Nenhum comentário:

Postar um comentário