segunda-feira, 7 de maio de 2012

Onda de calor incomoda população de São Luís

O incômodo já é sentido na pele e a reclamação é geral. O calor em São Luís tem causando muito incômodo e as pessoas tentam se proteger do sol e das altas temperaturas de todas as formas.
Nem mesmo as chuvas que caem na capital maranhense têm diminuído a onda de calor.  O que tem acontecido, segundo o Centro de Metereologia da Uniersidade Estadual do Maranhão, é que a quantidade de chuva que caiu este ano é bem menor do que a esperada para essa época, e a sensação de calor aumenta cada vez mais com a redução dos ventos.
Previsão para maio
A metereologia afirma que o mês de maio deveria estar com um clima mais agradável, já que a temperatura da superfície do Oceano Atlântico, neste período do ano, costuma ficar mais quente, o que provocaria mais chuvas no centro norte do Maranhão. Porém, nos últimos dois meses, não foi isso que aconteceu. "Desde janeiro até hoje, choveu aqui no setor norte do Maranhão apenas 50% do esperado para esse período. Consequentemente, se tem menos nebulosidade, então a radiação solar penetra mais na superfície da Terra, aumentando a temperatura do ambiente", explicou o metereologista Gunther Reschk.
Gunther conta também que eram esperados para o mês de maio cerca de 320mL de chuva, porém até o momento, apenas 20mL foram registrados. Ele explica que a cidade pode passar por períodos chamados de "veranicos", onde o período sem chuvas pode durar entre 3 e 7 dias.
Quantidade de chuvas
No ano de 2012, a quantidade de chuvas chegou apenas à metade das ocorridas no ano passado e a temperatura média da capital se mantém em torno de 33º, pelo menos durante este mês.
Gunther chama a atenção para outro detalhe: os ventos que chegam à cidade estão com pouca intensidade, o que dá essa sensação de vapor mesmo quande se está na sombra. Segudo Gunther, a situação é consequência do crescimento urbano. "A habitação e principalmente as edificações em São Luís tem aumentadoi muito e em consequência, a população vai sentir uma ilha de calor. As correntes de ar, então, irão penetrar menos no interior dessa ilha e a sensação térmica será de uma temperatura muito maior", declarou Gunther.
Até que a temperatura diminua, a população vem buscando todos os tipos de alternativas para amenizar o calor. Vestir roupas leves, usar guarda-sóis, beber bastante água e até se refrescar com um picolé tem sido as saídas que muitos ludovicenses encontraram para tentar fugir do incômodo das altas temperaturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário